Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Novo site e tertúlias marcam a celebração do 14º aniversário da associação não te prives

Não te prives.jpg

A não te prives – Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais (NTP) está a celebrar este ano o seu décimo quarto aniversário. A efeméride vai ser assinalada com um programa que se inicia a 14 de Fevereiro, data oficial da criação da associação, e estende-se até ao Dia Internacional da Mulher (8 de Março).

 

A comemoração começa no Dia de S. Valentim com o lançamento do novo site da associação, alojado em www.naoteprives.pt, que contém dados sobre o colectivo (estatutos, corpos regentes, historial, etc.) e a agenda de actividades a desenvolver no decurso de 2016, entre outras informações pertinentes.

A 15 de Fevereiro, Vânia Moreira e Ana Cristina Santos, membros da direcção da associação, serão as convidadas especiais do programa Singularidades da Rádio Universidade de Coimbra. A emissão, que vai para o ar entre as 12h e as 13h, será exclusivamente dedicada à actividade da NTP e ao seu incansável trabalho de activismo na defesa dos direitos sexuais e  nas lutas contra a discriminação com base na orientação sexual e identidade de género.

A vertente formativa e de debate, que sempre foi assumida como uma das principais linhas de acção da NTP, não foi descurada nesta celebração. Dessa forma, sócios e sócias reúnem-se para debater Gestação de Substituição e Procriação Medicamente Assistida, no próximo dia 17 de Fevereiro. O tema, que tem estado na ordem do dia, dá o mote para uma sessão em que se irá prestar atenção à evolução técnico-científica e aos avanços na discussão ética e politica sobre as técnicas de procriação medicamente assistida.

Não te prives coimbra.jpg

Também incluída no programa do aniversário e, simultaneamente, assinalando o Dia Internacional da Mulher, irá decorrer no dia 8 de Março, pelas 18.00 horas, a tertúlia "Trabalho Sexual e Feminismos". A sessão, que vai decorrer no Café Académico (Praça da República) conta com a presença e dinamização da investigadora Alexandra Oliveira (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Porto). Irá incluir as perspectivas feministas fundamentais sobre esta temática, apontando-lhes avanços, limitações e complexidades. Central à conversa será também a investigação etnográfica levada a efeito pela investigadora sobre prostituição feminina de rua na cidade do Porto, que demonstra como as experiências, as motivações, os significados e as trajectórias de vida das trabalhadoras do sexo são diversificados, mas também se caracterizam por regularidade.

No mesmo dia, pelas 22.00 horas, no Ateneu de Coimbra, irá decorrer a quarta edição do Porra Manas!, sessão de leituras de textos para assinalar o Dia Internacional da Mulher, também organizada pela NTP. Este ano, a convidada é a poeta, contista e tradutora portuguesa Margarida Vale de Gato, que lerá poemas de sua autoria. Outras leituras de cariz feminista e reivindicativo estarão a cargo de Ana Cristina Santos, Sandra Guerreiro Dias, Bruno Ministro e Nuno Miguel Neves.

A entrada em todas estas iniciativas é livre e não requer inscrição.

A não te prives é uma associação criada em 2002, em Coimbra, que pretende dar visibilidade às questões relacionadas com a discriminação com base na orientação sexual e de género, introduzi-las na discussão pública e contribuir para a mudança política, social, cultural e jurídica. 

 

Fonte e Fotos: não te prives

1 comentário

Comentar