Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

O amor é político?

Foto de Joana Linda

Numa cama, lado a lado, duas pessoas lêem duas cartas sobre a natureza e a verdade do amor. Recordando os bed-ins de John Lennon e Yoko Ono no final dos anos 60, Miguel Bonneville e Maria Gil reflectem sobre o carácter político que molda as concepções e vivências desse mesmo amor.

 

“Amor e Política”, palestra-performance que abre a 13.ª edição do Festival Temps d’Images, é uma continuação da palestra-performance também desenvolvida pela dupla em 2013, “Medo e Feminismos”.

A partir do mote feminista “o pessoal é político”, Maria Gil e Miguel Bonneville resolveram criar uma trilogia baseada neste dispositivo, o de “contrapor temas que aparentemente não têm nada a ver um com o outro, mas que, colocados lado a lado” se revelam mutuamente, sublinha Maria Gil.

O espectáculo desconstrói a vivência amorosa patriarcal, numa sociedade capitalista, mercantilista e hiper-racionalizada; evoca a contaminação do amor pela política e interroga-se sobre a destrinça entre o amor vivido através de relações de poder face ao amor vivido em verdade.

A palestra/performance arranca com a leitura de duas cartas, baseadas em materiais autobiográficos dos criadores. Entra, depois, a voz das diferentes correntes políticas através dos seus representantes: a partir das respostas de Miguel Tiago, da CDU, Maria de Belém do PS, Mariana Mortágua do BE, Teresa Leal Coelho do PSD, Paulo Borges do Movimento Outro Portugal Existe, Teresa Caeiro do CDS e Luhuna Carvalho do movimento Anarquista, Gil e Bonneville criaram uma só voz através de fragmentos dos testemunhos, lidos como se tratasse de uma única resposta de uma entidade conciliadora das diferentes perspectivas -- “a figura política ideal”, resume Bonneville.

 

Amor e Política, de Maria Gil e Miguel Bonneville. Negócio (Rua de O Século nº9 porta 5, Lisboa), de 14 a 17 de Outubro, 21h30

 

Pedro Garcia

 

Foto de Joana Linda