Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

O que é seguro fazer numa relação sexual de um casal serodiscordante?

casais serodiscordantes gay couple.jpg

Domingo é dia de consultório. O tema de hoje são as relações sexuais entre casais serodiscordantes. 

 

Questão:

Olá, boa tarde:

Não sou um seguidor muito frequente da vossa página, mas confesso que gosto sempre que lá vou ou vejo algum post no meu mural.

Existe um assunto que gostaria de ver abordado no espaço de consulta do Enf. Carlos Martins, que é o sexo numa relação serodiscordante, ou seja onde um é VIH+ e outro VIH-. Estou informado das estatísticas, mas os mitos e desinformação que ainda existe é brutal. Mesmo depois de tanta informação e campanhas ainda vejo (em pessoal médico inclusive) informações erradas.

Como pergunta directa, gostava que falasse como se transmite o vírus e o que é seguro ou não fazer numa relação sexual entre um VIH+ e um VIH- (sem grandes gráficos) :)

Obrigado

(Leitor identificado)

 

dezanove_carlosgustavomartins.jpg

Resposta:

Embora não sendo um seguidor assíduo, fico muito feliz que tenha encontrado neste site uma fonte de informação que lhe permita esclarecer as suas dúvidas. De qualquer forma colocarei no final do artigo algumas referências adicionais que lhe permitirão, se assim quiser, ler os estudos aos quais me refiro e esclarecer alguma dúvida que possa ter permanecido.

O VIH transmite-se através do sangue, sémen, fluidos vaginais, leite materno e, provavelmente, dos fluídos pré-ejaculatórios dos seropositivos. Não se transmite através da pele se não existirem feridas ou por outra porta de entrada.

Na realidade, a forma mais perigosa de transmissão é através do uso de seringas usadas anteriormente, visto que desta forma o vírus penetra directamente na corrente sanguínea.

Entre casais heterossexuais a transmissão é mais frequente de homem para mulher. O sémen consegue ser mais vírulento que os fluidos vaginais. Da mesma forma, o parceiro passivo está mais exposto que o parceiro activo. Seja porque a mucosa anal é mais frágil e mais porosa que a peniana, seja porque é na ejaculação que vai uma grande quantidade de vírus (assumindo que se trata de uma pessoa VIH positiva não tratada).

Quanto ao que é seguro... tudo desde que com protecção. Práticas onde não se possa proteger ou a ausência de protecção implica risco de transmissão de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e repare que refiro IST e não apenas VIH.  Entendo obviamente que devido ao estigma que envolve o VIH, esta seja uma pergunta frequente (e ainda bem que assim é), e que seja um receio presente na cabeça de todos... mas existem outras IST e estas também se transmitem podendo em alguns casos causarem mais "estragos" que o VIH.

Como sempre, tudo é permitido desde que com consentimento e protecção.

Convido-o ainda a conhecer o estudo PARTNER que poderá ser do vosso interesse: http://dezanove.pt/sabe-mais-sobre-o-partner-2-o-estudo-869872

 

Até breve e divirtam-se!

Enf.º Carlos Gustavo Martins

Licenciado em Enfermagem exerce funções no Serviço de Urgência de um Hospital Central. É enfermeiro de viatura médica de emergência e reanimação e do helicóptero de emergência de Lisboa. Colabora com o dezanove.pt desde Março de 2011.

 

Fontes:

http://www.aidsmap.com/No-one-with-an-undetectable-viral-load-gay-or-heterosexual-transmits-HIV-in-first-two-years-of-PARTNER-study/page/2832748

http://www.giv.org.br/divulgacao/indetectavel_01.htm

http://www.aidsmap.com/Model-shows-potential-for-substantial-long-term-HIV-risk-for-serodifferent-couples-even-with-new-prevention-tools/page/2856038/n

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0140673608611150

 

Durante algumas semanas estamos disponíveis para receber as tuas questões e dúvidas. A tua identidade será, se assim preferires, salvaguardada. Sempre que existirem, as perguntas seleccionadas serão respondidas no espaço de crónica do nosso Enfermeiro aos Domingos aqui no dezanove.pt.

Envia a tua pergunta, dúvida ou tema para dezanovept@gmail.com

Queremos ajudar a esclarecer sobre questões de saúde. Ajuda-nos também a ajudar!

1 comentário

Comentar