Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Oeiras junta-se ao Fast-Track Cities para erradicar VIH e hepatites víricas

isaltino.jpg

O município de Oeiras juntou-se ao consórcio Fast-Track Cities Oeiras – “Cidades na Via Rápida para acabar com a epidemia VIH e Hepatites Víricas”, que integra outros municípios portugueses.

O objectivo deste projecto é o de criar condições para definir estratégias adequadas para erradicar o VIH e as hepatites víricas em Oeiras.

Ao assinar o documento, cuja sessão oficial decorreu esta quinta-feira, Oeiras assume a liderança de acções a serem implementadas no concelho para desenvolver respostas à infeção pelo VIH e atingir, até 2030, as metas 95-95-95. São estas que 95 por cento das pessoas que vivem com VIH tenham conhecimento do seu diagnóstico, que dessas pessoas diagnosticadas, 95 por cento estejam em tratamento antiretrovírico e, por último, que das pessoas em tratamento, 95 por cento apresentem carga vírica suprimida.

A estratégia local, a ser implementada na próxima década, terá como principais objectivos aumentar a dimensão de indivíduos que conhecem o seu estatuto serológico, assegurando a referenciação dos casos reactivos. O plano estabelecido inclui ainda a redução de novas infecções mediante a intensificação dos esforços no âmbito da prevenção primária e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem com VIH, hepatites virais, e de populações vulneráveis. O município pretende também reduzir o estigma e a discriminação das pessoas que vivem com estas infecções.

O projecto Fast-Track Cities foi lançado pela Declaração de Paris de 2014 e é constituído por uma rede de parceria a nível mundial. Lisboa, Porto, Cascais, Almada, Amadora, Loures, Odivelas, Oeiras, Sintra e Portimão estão na lista de municípios portugueses que integram esta rede. Em Setembro decorre em Lisboa a reunião mundial desta rede de trabalho. 

 

Foto: Assinatura do protocolo nos Paços do Concelho de Oeiras. Fonte: Município de Oeiras