Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Organização Mundial das Associações Homossexuais Católicas criada em Portugal

Homossexuais-católicos_Rumos-Novos.jpg

 O primeiro Congresso de Associações Homossexuais Católicas, que decorreu entre 6 e 8 de Outubro em Portimão, contou com a presença de 40 participantes de vários países quer presencialmente, quer por videoconferência.

Do congresso saiu a criação da Organização Mundial das Associações Homossexuais Católicas, constituída por organizações de oito países: Portugal (Rumos Novos), Espanha (Ichthys), Estados Unidos (News Ways Ministry), México (Comhoca). Perú (Comhoca), Costa Rica (associação em formação), Brasil (Diversidade Católica e Pastoral da Diversidade) e Argentina (Comhoca).

O grupo de trabalho elaborou as linhas mestras de uma petição a enviar ao secretário-geral do Sínodo, Cardeal Lorenzo Baldisseri, e que será remetida ao Vaticano, esta sexta-feira. A missiva será genericamente constituída por uma carta de apresentação; introdução, com o enquadramento da situação das pessoas homossexuais católicas nestes oito países; a realidade vivida do casamento e da união de facto entre pessoas do mesmo sexo; género e (homos)sexualidade: O objectivo será actualizar a maneira de pensar e a necessidade de a Igreja ouvir o Sensus Fidelium para alcançar um conjunto de recomendações referentes a estes temas e aos em debate no Sínodo.

Enquanto estão a ser tratados os formalismos para a constituição legal da associação, foi já agendado provisoriamente uma Conferência Mundial para 2015 em Sevilha.

1 comentário

Comentar