Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Os dias e as noites do Queer Porto 4 (com passatempo)

Queer Porto.jpg

A presença do escritor de culto Dennis Cooper durante o Queer Porto e o filme de encerramento de Jean-Bernard Marlin são dois dos pontos altos desta quarta edição do festival que arrancou com o documentário “Bixa Travesty” sobre Linn da  Quebrada. O festival decorre em vários espaços da cidade: Teatro Rivoli, Maus Hábitos e Mala Voadora até domingo, dia 14 de Outubro.

 

Prosseguindo o seu propósito de se constituir como uma mostra eclética do que de mais pertinente é produzido e constitui referência para a cultura queer nos nossos dias, para a sua 4.ª edição, o Queer Porto – Festival Internacional de Cinema Queer tem como convidado especial o escritor de culto norte-americano Dennis Cooper, largamente influenciado pelos movimentos punk e queercore, autor de novelas como Frisk ou The Sluts, e que recentemente enveredou pelo cinema. Cooper estará no Porto, juntamente com Zac Farley, para apresentar o filme corealizado por ambos, Permanent Green Light (esta sexta, 12 de Outubro, 22h, Pequeno Auditório do Teatro Rivoli), e para um encontro com os espectadores do Festival, antes da sessão, pelas 18h, no Café do Teatro Rivoli.
 
O filme de encerramento da 4ª edição é “Shéhérazade”, de Jean-Bernard Marlin, estreado na Semana da Crítica da passada edição do Festival de Cannes. Uma poderosa ficção sobre o universo dos trabalhadores do sexo na cidade de Marselha, onde o jovem Zachary se apaixona por Shéhérazade, um amor que procura algum tipo de redenção e sobrevivência na violência e abandono dos meios sociais e familiares onde vivem.  

 
Da Competição Oficial, vão ser ainda exibidos os filmes "The Rest I Make Up" (sexta, dia 12 de Outubro, 15h, Pequeno Auditório), de Michelle Memran, onde se traça a história da vida e da incontornável obra da dramaturga de origem cubana, María Irene Fornés, até aos dias de hoje, vítima de Alzheimer; "Soldiers. Story from Ferentari" (sexta, 12 de Outubro, 19h, Pequeno Auditório), de Ivana Mladenovic, uma insólita ficção passada num bairro cigano de Bucareste e que narra a complexa relação entre dois homens vindos de meios completamente diferentes; e "Dykes, Camera, Action!" (sábado, 13 de Outubro, 15h, Pequeno Auditório), de Caroline Berler, um importante documento sobre o papel fundamental de mulheres artistas na história do cinema queer. O prémio de Melhor Filme, no valor de 3.000€, é atribuído pela RTP2 pela compra dos direitos de exibição.

O Teatro Rivoli acolhe ainda um programa sobre o universo da moda, onde são exibidos We Margiela (sexta, 12 de Outubro, 17h, Pequeno Auditório), da produtora holandesa mint film office, que acompanha o nascimento da emblemática casa de moda dirigida pelo enigmático Martin Margiela, responsável por uma verdadeira revolução nesta indústria e George Michael: Freedom - Director’s Cut (sábado, 13 de Outubro, 17h, Pequeno Auditório), de George Michael e David Austin, uma exaustiva viagem pela música e vida de uma das maiores estrelas pop contemporâneas cuja carreira atravessa mais de três décadas e que teve uma estreita relação com a moda, particularmente a partir do momento em que recusou aparecer publicamente na promoção das suas canções, dando azo ao mediático processo judicial do cantor, contra a Sony.

No seguimento da passagem dos documentários sobre Moda, a loja Wrong Weather associa-se ao Queer Porto 4 com a exposição retrospetiva sobre a lendária Maison Margiela. A exposição Margiela 5, estará patente na galeria entre 10 e 20 de Outubro e pode ser vista entre as 10h30 e 19h30, todos os dias.
 
Continuando a cruzar linguagens e disciplinas, o Queer Porto 4 apresenta ainda outras propostas, como a performance Pussy. An ongoing performative research, de Liad Hussein Kantorowicz, a ter lugar na sexta, 12 de Outubro, pelas 23h30, no Maus Hábitos, uma provocadora performance que aborda e denuncia questões ligadas à discriminação contra as mulheres e à apresentação do feminino como objeto/sujeito sexual; assim como o espetáculo #LOSMICRÓFONOS, domingo, 14 de Outubro, às 20h30, do grupo espanhol Mont de Dutor, que encerra o festival, na Mala Voadora, e que nos sugere um mergulho num universo comum que nos rodeia constantemente: a cultura pop.
 
Para a despedida da 4.ª edição do Queer Porto, a noite no Maus Hábitos conta com a participação dos DJ’s Simone e André Fonseca de Carvalho, dois conhecidos nomes da cidade do Porto que se juntam para celebrar entre ritmos dos oitentas e noventas, passando pela música eletrónica contemporânea. O momento erótico da noite chegará com o concerto do carismático Alexander Geist, apresentando o seu mais recente trabalho, "Speculative". Após ter viajado com os seus shows por palcos do mundo inteiro, o ícone disco-soul, convertido em figura de culto da cena underground europeia, chega ao Porto para nos demonstrar porque é considerado “Berlin’s daring darling” (como escreveu a ExBerliner) ou “a genre pushing queer act” (segundo The Quietus).

 

Passatempo:

O dezanove.pt tem 4 convites duplos para "Dykes, Camera, Action!" e 4 convites duplos para "The rest I make up". Basta enviares um mail para dezanovept@gmail.com com o teu nome completo e esperares pelo nosso mail de confirmação.