Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Os Direitos das pessoas LGBTI estiveram em debate na Web Summit (com vídeo)

web summit.jpg

Quatro especialistas em Direitos LGBTI estiveram presentes no painel “Emancipação ou assimilação: Os Direitos LGBT no mundo” esta quarta-feira na Web Summit.

O realizador Dustin Lance Black, Sarah-Kate Ellis da GLAAD (Aliança Gay e Lésbica Contra a Difamação), Renato Sabbadini da ILGA World e Richard Socarides da consultora GLG foram os convidados de um debate moderado pela jornalista Jane Martinson do The Guardian.

Em cima da mesa estiveram a forma como os media, a sociedade civil, líderes tecnológicos e de negócios e os políticos encaram os diferentes desafios que são colocados às pessoas LGBTI dependendo da zona do planeta em que se encontram.

Ao longo da conversa os intervenientes foram falando da situação das pessoas LGBTI. Entre os exemplos aflorados estiveram os recentes ataques às pessoas LGBTI em países como a Tchechénia, Egipto ou Azerbeijão - que só foram detectados pela comunidade internacional graças à tecnologia. Outra ideia defendida pelo painel foi que a comunidade internacional deve apoiar e seguir nas redes sociais líderes e activistas que assumem a sua orientação sexual e identidade de género em países em que assumir essa identidade pode ditar uma sentença de morte.

Apesar de haver um longo caminho para alcançar a igualdade de direitos no mundo o balanço dos últimos 10 anos é considerado positivo: o número de países que criminalizava as relações entre pessoas LGBT baixou de 92 para 72.

Assiste ao debate na íntegra, em inglês, aqui: