Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Peça "Gisberta" vai ser reposta no Porto

A grande afluência do público portuense à peça "Gisberta" ditou que o término da peça não tenha sido, como previsto, este Domingo, dia 16 de Fevereiro. Numa curta reposição de mais três sessões extra, a peça escrita e encenada por Eduardo Gaspar sobe ao palco do Rivoli entre sexta-feira, dia 21, e Domingo, dia 23 de Fevereiro.

A peça, que arrancou em Maio de 2013, em Lisboa, (numa versão embrionária e com uma duração reduzida no Teatro Rápido), aborda, de forma parcialmente ficcionada, o hediondo crime de ódio que chocou o país há oito anos atrás. Rita Ribeiro interpreta a mãe que recusa a perda "do seu filho", brutalmente assassinado por 14 adolescentes naquele que foi considerado um crime de ódio com motivações transfóbicas sem precedentes em Portugal. A transexual Gisberta sofreu de todo o tipo de preconceitos e acabou por ser morta após três dias consecutivos de uma violência física e psicológica, precisamente na cidade do Porto.

Na peça que conta já com várias distinções, é possível ver "as dificuldades de uma mãe em aceitar as diferenças; os dogmas da igreja, enquanto instituição que castra a liberdade das escolhas que não seguem os padrões por ela instituídos; a solidão; os medos; a decepção... mas acima de tudo o amor desta mãe, que só não é incondicional, por estar escravizado aos preceitos sociais e religiosos e a complexidade de compreensão quanto a identidade de género." 

 

Passatempo:

Queres ir assistir à "Peça de Teatro do Ano"? Temos cinco convites duplos para sortear entre os nossos leitores! Lê como podes ganhar abaixo:

Sexta-feira, 21 de Fevereiro, às 21h30 no Teatro Rivoli

 

Como ganhar um convite duplo?

1. Ser subscritor da newsletter gratuita do dezanove.pt (registo directamente no lado direito do site. Insere o e-mail e segue as instruções)

2. Ser fã do dezanove no Facebook

3. Reenvia-nos uma newsletter do dezanove para dezanovept@gmail.com e no assunto escreve: "Quero muito ver a peça "Gisberta"

4. No e-mail indica o teu nome completo, número de BI e contacto telefónico;

5. As participações que não contenham todos os dados pedidos (assunto correcto, newsletter do dezanove, nome completo, número do BI e contacto telefónico) não poderão ser consideradas válidas;

6. Concorre até às 14h00 do dia 20 de Fevereiro.

7. Os vencedores serão informados apenas por e-mail no dia 20 de Fevereiro. Fica atento(a) ao teu e-mail.

8. Concorre apenas se tiveres a certeza que podes ir à sessão pretendida para não tirares a vez a ninguém.

9. Não são permitidas trocas.

 

 

TEATRO RIVOLI - Pequeno Auditório

Praça João I, s/n - Tel.: 223.392.200

Reposição entre 21 e 23 de Fevereiro

Sextas e Sábados 21h30

Domingos 18h00

Preço dos bilhetes 12,00 euros

Classificação etária: 12 anos