Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Personagem de Star Trek revela ser gay no próximo filme (com trailer)

sulu copy.png

Pela primeira vez na saga "Star Trek", uma das suas personagens principais e uma das mais adoradas da série original será homossexual. O piloto Hikaru Sulu foi interpretado nas primeiras séries por George Takei, à esquerda na imagem, e é encarnado nos filmes por John Cho, à direita.

"Star Trek: Além do Universo" (2016, "Star Trek Beyond"), de Justin Lin, estreia já em Agosto e aos pouco vão-se sabendo mais pormenores sobre o blockbuster. Não é a primeira vez que existem personagens LGBT na saga intergalática, nem no seu elenco principal. Aliás, um actores principais saiu do armário. Mas é a primeira vez uma das personagens da série original revela ser homossexual. O anúncio foi feito pelo jornal Herald Sun e ficou-se a saber que Sulu irá surgir na história como um pai extremoso a viver com o seu parceiro.
Esta decisão de Simon Pegg, um dos argumentistas e actores do filme, é descrita como uma homenagem a George Takei, que interpretou o personagem na série dos anos 60. O actor norte-americano é homossexual e nos últimos anos tem-se dedicado a defender os direitos das pessoas LGBTI. Takei veio a público dizer que achava "lamentável" esta mudança drástica no personagem. Afirmando que é "uma distorção do que foi criado por Gene Roddenberry", justificou que "mesmo sendo um grande defensor das causas LGBTI, o criador não abordou o tema na série original porque caminhava na corda bamba — se ele a forçasse mais, a série teria sido retirada do ar". Pegg já veio em defesa da decisão que ele e os outros argumentistas tomaram. Numa carta enviada ao The Guardian, o britânico afirma: "Respeitosamente discordo com o que Takei pensa sobre Sulu (...) é triste que nenhuma versão de filmes de ficção científica não tenha sido mais inclusiva e que ainda não tenha apresentado uma personagem LGBTI até agora. Nós poderíamos ter introduzido neste filme uma nova personagem gay ou lésbica, mas ele ou ela seria definido(a) pela sua sexualidade, visto(a) como 'a personagem gay/lésbica', ao invés de simplesmente por ser quem é, e não é isso que é ser trekkie?" Entretanto o actor que actualmente interpreta o personagem, Cho, já veio dizer que gostou "desta abordagem, mas não é para fazer uma grande coisa sobre o assunto (...) não devemos politizar as orientações pessoais de ninguém, é algo normal e comum".

A estreia de "Star Trek: Além do Universo" (2016, "Star Trek Beyond") em Portugal está prevista para a 25 de Agosto.

 Luís Veríssimo