Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Por que foi Belgrado imbatível na corrida ao EuroPride 2022

belgrado.jpg

Com 71 por cento dos votos, a vitória da candidatura de Belgrado para acolher o EuroPride 2022, a que Portugal também concorria, foi avassaladora. O que aconteceu?

“Estou muito orgulhoso. A organização EuroPride 2022 em Belgrado dá-nos a oportunidade de capacitar a comunidade LGBT+ dos Balcãs Ocidentais, reafirmar a promoção dos valores europeus e dos direitos humanos na Sérvia e apresentar Belgrado como um destino turístico indispensável, seguro e aberto a todos. Acreditamos que o EuroPride dará visibilidade a questões de particular relevância para a comunidade LGBT+ na Sérvia e na região”, declarou Goran Miletic, membro do comité Organizador de Belgrado Pride.

A candidatura de Belgrado assentava no impacto social e político que o EuroPride terá, não só no país, como na região dos Balcãs Ocidentais. Daí que o processo tenha envolvido, não só as associações do país anfitrião, como as dos países vizinhos. A candidatura recebeu apoios de peso, desde logo o da primeira-ministra da Sérvia, mas também de várias organizações LGBTI da Croácia, Grécia, Bósnia, Montenegro, Albânia e até do Kosovo.

Do lado sérvio argumentou-se que era a oportunidade de o evento realizar-se pela primeira vez fora da zona do Espaço Económico Europeu que é como quem diz, fora de ambiente mais protegidos ou onde existe maior aceitação e apoio à causa LGBTI.

O próprio Pride de Belgrado é um exemplo de luta pelos direitos LGBTI. Históricamente foi alvo da extrema-direita e fortemente policiado, levando a que os fundadores pedissem asilo político ao Canadá, perante as ameaças que enfrentavam. Nos anos mais recentes, defende a organização, o evento tem decorrido sem incidentes e contado com o envolvimento de mais associações de defesa dos direitos humanos.

De forma inédita, desta vez estavam na corrida ao EuroPride dois países liderados por primeiros-ministros homossexuais: Irlanda e Sérvia. Na proposta de candidatura, a primeira-ministra sérvia Ana Brnabić defendia que “este evento terá uma importância substancial no que diz respeito à promoção do respeito pelos direitos humanos da comunidade LGBTI e de todos os cidadãos da Sérvia (…) Ajudará a que os assuntos da comunidade LGBTI consigam maior atenção pública e sejam um importante factor na promoção da aceitação, do respeito pela diversidade e pela liberdade”.

A programação do EuroPride de Belgrado irá decorrer entre 12 e 18 de Setembro de 2022. A organização compromete-se a criar um centro de informação durante o evento, a organizar conferências internacionais, um festival de teatro e uma feira de arte. Haverá um Pride Park para concertos e festas ao ar livre e uma Pride House para festas.