Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Procuram-se testemunhos para documentário dos anos 80 LGBT em Lisboa

anos 80 lgbt lisboa documentário Manel Mira  Rodr

Manel Mira é antropólogo e decidiu debruçar-se sobre os anos 80 LGBT em Lisboa. Manel, que também é activista LGBT, quer fazer um documentário que retrate a história da comunidade LGBT lisboeta. “Uma comunidade unida necessita de uma História comum” afirma ao dezanove.pt.

O projecto é coordenado através da Universidade Nova (FCSH) de Lisboa e tem como objectivo criar um documentário em formato vídeo. A iniciativa, que para já conta com a designação “Projecto Vídeo Anos 80 LGBT Lisboa”, pretende contar uma parte da história da comunidade nos anos 80. E até que cheguem as respostas, Manel coloca as perguntas: “És lésbica, gay, bi, trans ou tinhas amigas/os que eram e lembras-te como era?”; “Onde se saía à noite?”; “Como eram os ambientes?”; “Como era feita a sedução?”; “Que segredos podes ou queres contar?”; “Como era a relação com as instituições (polícia, médico, segurança social)?”; “Tinhas parceira/o?”; “Eras casada/o?”; “Tens filhas/os?” ou “Tens fotografias ou vídeos dessa altura?”. Estas são algumas das questões que permitem fazer uma ponte sobre os Direitos das pessoas LGBT entre os anos 80 e o presente: “ Hoje em dia temos assegurado o direito de não discriminação pela constituição portuguesa, mas faltam ainda assegurar direitos na sociedade” frisa Manel.  

O autor do projecto apela à participação de pessoas nascidas entre 1940 e 1975 para que estas possam contribuir através da sua experiência para uma “sociedade melhor” e “fazer parte da História” falando sobre a sua própria história pessoal, "mais do que é ou era retratado pelos média".

Os interessados em partilhar as suas recordações e vivências comuns dos anos 80 LGBT deverão contactar o seguinte e-mail projectoanos80@gmail.com até ao final do ano.

 

Paulo Monteiro

8 comentários

Comentar