Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Que bandeira é esta? Os assexuais estiveram na Marcha do Orgulho e explicam

Não é a primeira vez que participam numa marcha do Orgulho LGBT em Portugal. Estiveram este ano pela primeira vez em Coimbra e depois em Braga. Mas foi este Sábado durante a 15ª edição da Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa que o dezanove.pt falou com uma representante do movimento dos Assexuais em Portugal.

E quisemos esclarecer os leitores respondendo à pergunta que íamos ouvindo em redor daquelas cores que se erguiam enérgica e orgulhosamente rua abaixo: "Que bandeira é esta?"

"É a bandeira dos assexuais", diz-nos M. que prefere não se identificar. "Trata-se de uma orientação sexual como qualquer outra, mas as pessoas não ouvem muito falar de assexualidade como tal. Há quem pense que a falta de atracção sexual tem de ser um problema."

"E o que significa cada uma destas cores?", perguntamos. M. esclarece que tal como nas restantes orientações sexuais, também há diversidade entre os assexuais: "Então o preto simboliza as pessoas sem objecto de desejo, o cinza representa as pessoas semi-sexuais, isto é, que têm desejo sexual, mas precisam de uma relação muito forte, o branco traduz relacionamentos em que existe uma atracção de desejo bem definida e o roxo significa sentido de comunidade."

"Era necessário um movimento destes em Portugal?" foi a nossa pergunta. Para M. é evidente que sim e diz-nos que a letra "A" já aparece junto à sigla LGBT em vários países em representação dos assexuais. "Queremos fazer o mesmo em Portugal, ganhar o nosso espaço, ganhar representação."

Para já o grupo português tem uma página no Facebook onde partilha ideias e os membros trocam opiniões. Embora a definição sobre assexualidade não reúna consensos, o assunto parece estar a ganhar expressão. Não faltam figuras públicas, como Morrissey, para lançar a discussão sobre o assunto entre os seus fãs. O resto em Portugal, para já, fica a cargo dos Assexuais em Portugal. Já os conhecias?