Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Retrospectiva: As 14 polémicas do ano 2014

 

Cláudio Ramos.jpeg

O ano de 2014 foi marcado por momentos pouco consensuais em Portugal e no mundo. Em Portugal, e à cabeça, está a rejeição da lei da co-adopção pelo Parlamento, depois de uma novela política que envolveu uma proposta de referendo por parte do PSD entretanto chumbado pelo Tribunal Constitucional. Por apenas 5 votos se adiou a protecção legal das crianças que aos olhos de todos já vivem com casais do mesmo sexo, excepto para a lei portuguesa. No resto do mundo há várias polémicas por onde escolher.

1. Facebook recusa remover foto de página portuguesa que equipara o regime Nazi aos homossexuais Actualização: Esta e outras fotos que incitam à discriminação e ao ódio continuam no mural do Facebook da página Portugal Pró-Vida.

 

2. James Wharton, ex-militar e activista do direitos LGBT, quer fechar as saunas para que a comunidade gay seja levada a sério.

 

3. Um simples post no Facebook que não o foi. Carlos Reis tirou do armário a segunda figura do Estado Português e apontou o dedo a Paulo Portas

 

4. Facebook comparou esta inofensiva foto a nudez e pornografia. Parece mentira, mas é verdade.

 

5. Medicamento previne infecções pelo VIH, mas lança polémica nos EUA. Organização Mundial de Saúde recomenda que homossexuais e bissexuais tomem este tipo de anti-retrovirais para fins preventivos. Em Portugal e apesar disso, leitores do dezanove não concordam com este tipo de profilaxia pré-exposição, caso a mesma venha a ser aplicada.

 

6. O "mamading" deu que falar em Espanha (e não só).

 

7. A detenção do rapper Mykki Blanco e a versão da PSP.

 

8. A frase do ano: "Tenho muito preconceito com bichas", diz Cláudio Ramos (com vídeo para recordar).

 

9. Declarações de Manuel Damas sobre poliamor geraram aceso descontentamento e petição por parte dos defensores do poliamor e dos Direitos LGBT+. Manuel Damas respondeu à polémica e os visados também explicaram no dezanove por que se insurgiram contra as declarações do sexólogo. "O poliamor tem lugar na causa LGBT?" Foi o inquérito que lançámos para dissipar dúvidas. As opiniões dividiram-se mais uma vez, mas a maioria acha que o poliamor deve estar incluído na causa LGBT.

 

10. Autarca de Torremolinos considera que o travestismo não é adequado para crianças e decide proibir actuação em espectáculo de solidariedade. Travestis de toda a Espanha decidiram rumar à cidade para protestar. Não ficaram sozinhos. As famílias de Torremolinos aderiram em força como depois mostramos no Facebook.

 

11. Resposta bem humorada do modelo Luís Borges a comentário de leitor no Facebook tornou-se viral.

 

12. Mas também vimos como o humor, quando é anónimo, serve de arma de arremesso para o cyberbullying

 

13. Cuidado com os idiotas: Um mundo sem VIH até ao Natal se… "todos os gays forem mortos" disse Steven Anderson um pastor norte-americano (só mesmo com vídeo).  

 

14. Um caso do que talvez ainda se venha a falar em 2015: A estação pública de televisão censura beijos entre homens? Até ver a resposta é sim.