Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Santarém vai ter uma Marcha do Orgulho LGBTI

Santarém.jpg

O anúncio foi efectuado este fim-de-semana e já há data marcada: 9 de Maio de 2020. A primeira Marcha do Orgulho LGBTI vai acontecer em Santarém.

 

20 anos após a primeira marcha em Portugal, A MOS (Marcha do Orgulho de Santarém) aponta como razões para este acontecimento se realizara vontade de combater a interioridade, a invisibilidade e o medo, bem como querer romper com o conservadorismo: "Somos um distrito do interior onde, por isso mesmo, tudo parece chegar mais devagar. Mas temos pressa. Pressa de mudar, pressa de chegar, pressa de transformar Santarém num lugar em que todxs nos possamos sentir iguais e incluídxs. E por isso marchamos. Marchamos porque queremos romper com o conservadorismo de um distrito em que não ser heterossexual ou cisgénero continua (ainda) a ter custos pessoais e profissionais severos".

Esta é a primeira Marcha do Orgulho LGBTI com data marcada para 2020. "Marchamos porque acreditamos que ser minoria não tem de ser sinónimo de invisibilidade e medo. Marchamos porque a homofobia, bifobia e transfobia são realidades quotidianas no nosso Distrito: na rua, em casa, na escola, no emprego. Marchamos porque os direitos e garantias das pessoas LGBTI+ são uma parte significativa de uma agenda urgente e mais vasta, a do respeito pelos Direitos e garantias de todxs."

"Marchamos porque Santarém quer levar a inclusão mais além" remata a MOS numa nota pública. O ponto de encontro da 1ª Marcha de Santarém é no Jardim da Liberdade a partir das 15 horas.

Em actualização...