Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Slutwalk, a Marcha das Galdérias, decorre Sábado no Porto

Não é não.jpg

A manifestação Slutwalk, traduzida para português como Marcha das Galdérias, vai decorrer no próximo Sábado, 11 de Julho, no Porto. Este ano o lema é “Vestida ou nua, a rua também é tua!”

 

A manifestação SlutWalk teve origem em Toronto, em 2011, quando um agente da polícia aconselhou as mulheres a “não se vestirem como galdérias” de forma a evitarem a violação. Esta manifestação colheu apoio internacional e foi rapidamente propagada em vários países. Portugal foi um dos primeiros países a aderir

Slutwalk Lisboa.jpg

A organização da Slutwalk Porto faz saber em comunicado a que o dezanove.pt teve acesso que erguem as vozes "contra a cultura de culpabilização da vítima, de criação de estereótipos de género opressivos que condicionam o direito, que deveria ser inalienável, ao usufruto do próprio corpo e à imagem. Reclamamos uma rua e, por extensão, uma sociedade livre e aberta, que respeite o direito de cada pessoa a vestir-se e a agir livremente e em segurança."

Os organizadores consideram que na cidade do Porto, "à semelhança de tantas outras, ocorrem diariamente casos de assédio e violência" e convidam todos aqueles que partilham dos mesmos objectivos na luta contra esta forma preconceito a juntarem-se no Sábado, dia 11, às 22h, na Praça Carlos Alberto. A marcha atravessará as seguintes artérias da cidade: rua José Falcão, rua das Galerias, Praça dos Leões e terminará no jardim da Cordoaria.

Antes da marcha, às 19h30, realizar-se-á um piquenique na praça Carlos Alberto que se destina à preparação de cartazes e ao convívio entre participantes. 

 

Fotos de Horta do Rosário

Vê aqui as fotos da Slutwalk Lisboa em 2012