Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Solange F é candidata a deputada pelo Livre/Tempo de Avançar

Solange F.jpg

A apresentadora de televisão Solange F é uma das candidatas a deputada nas primárias promovidas pelo Livre/Tempo de Avançar. O partido esteve até esta quarta-feira a receber candidaturas para a eleição dos candidatos a deputados através do sistema de primárias abertas a todos os cidadãos. O objectivo é apresentar uma lista às eleições legislativas do próximo Outono.

 

Solange F, cujo nome real é Ana Paula Moreira dos Santos, apresentou o programa “Curto-Circuito” (SIC Radical), “Elas Sobre Eles” (SIC Mulher). Em 2008 recebeu o Prémio Arco-Íris da ILGA Portugal e o Prémio Média da rede ex aequo pelo seu papel na luta contra a homofobia e pelo seu contributo para uma democracia mais aberta, inclusiva e verdadeira, baseada na valorização da diversidade e na igualdade de direitos. Solange F. tem um mestrado em Psicologia Clínica, trabalhou como actriz, estagiou na APAV, tem desenvolvido trabalho pela visibilidade lésbica e na luta contra a homofobia e o bullying em Portugal. Em 2010 foi mãe de Nuna depois de ter recorrido a uma " inseminação artificial caseira".

Na sua candidatura Solange partilha a história de como, aos 17 anos, se indignou por descobrir que durante os trabalhos de Verão na apanha da fruta, os rapazes recebiam mais ao dia do que as raparigas. A sua candidatura declara que não se cala na defesa dos seus direitos, defende o fim das desigualdades e faz saber que pretende “um sistema de segurança social que nos proteja, um serviço de saúde digno, uma educação inclusiva e para a cidadania”. Solange F aguarda o apoio de 12 proponentes e concorre pelos círculos de Lisboa e Faro.

Outros nomes conhecidos de candidatos a deputados nas primárias do Livre/Tempo de Avançar são Rita Paulos (fundadora da associação rede ex aequo e Directora Executiva da associação Casa Qui), a actriz São José Lapa, Jorge Wemans (ex-director da RTP2 e de Informação da Lusa e fundador do Público), Bruno Cochat (bailarino e coreógrafo), Rui Tavares (fundador do partido), Isabel do Carmo (médica), Ana Matos Pires (médica psiquiatra) e Ana Drago (ex-deputada), entre outros.

 

2 comentários

Comentar