Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Suécia emite selo com bandeira do arco-íris

A PostNord, que opera nos correios suecos e dinamarqueses, anunciou que irá  emitir durante o próximo mês de Maio um selo com a bandeira do arco-íris para celebrar a diversidade e o orgulho gay.

 

“Ao emitir um selo com a bandeira do orgulho, queremos enfatizar o verdadeiro valor de todas as pessoas e a força representada pelas qualidades e diferenças de todas as pessoas”, declarou  Per Ljungberg,  responsável pela comunicação da PostNord. A autoria do trabalho é da designer Lisa Rydell, que se limitou a responder a uma sugestão dos correios escandinavos, que pediam novas ideias para a emissão de selos.

 

A bandeira do orgulho foi oficialmente lançada durante o Pride de San Francisco (EUA) em 1978 e tornou-se rapidamente muito popular.Criada pelo artista e activista Gilbert Baker, tinha originalmente oito cores. A cor rosa foi retirada por escassez no mercado de tecido desta cor. A faixa turquesa foi retirada para obter um número par de cores. As seis cores da bandeira actual são usadas desde 1979  e representam a diversidade. As cores da bandeira obedecem à seguinte ordem: vermelho, laranja, amarelo,  verde,  azul e roxo. Cada cor tem um significado: vida (vermelho),  cura (laranja), sol (amarelo), natureza (verde) e roxo (espírito).

 

Nos últimos anos, foram emitidos selos em homenagem à diversidade por parte das Nações Unidas, ao activista Harvey Milk, nos Estados Unidos, e ao artista homoerótico Tom of Finland, na Finlândia.

 

Por terras suecas a Marcha do Orgulho LGBT de Estocolmo realiza-se em Julho e o Festival da Eurovisão acontece  dentro de um mês. Dois motivos para estares com atenção à caixa do correio.


Paulo Monteiro