Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Trans portuguesa detida no Dubai “por estar disfarçada de mulher”

 

dubai.jpg

Um tribunal do Dubai ordenou a detenção de duas mulheres transexuais, umas portugueses a outra espanhola, por estarem “disfarçadas de mulheres e por entrarem num lugar restrito apenas a mulheres.

A denúncia partiu da Amnistia Internacional que refere que a portuguesa Sofia Janeiro (18 anos) e a espanhola Alesandra Chanel (36 anos) foram condenadas a 19 de Fevereiro em tribunal a pagar dois mil dirhams (cerca de 480 euros). Por não terem pago essa quantia, foram detidas na Prisão Central do Dubai. A Amnistia, avança o diário espanhol 20 Minutos, pede agora a intervenção rápida dos governos dos dois países ibéricos.

A detenção ocorreu numa estação de metro a 22 de Janeiro, quando estavam de volta ao seu hotel depois de irem fazer compras a um centro comercial do Dubai. Uma pessoa acusou-as então de terem entrado numa casa de banho para mulheres. Segundo a Amnistia Internacional, tanto Alesandra como Sofia, refutam essa acusação. No Dubai está prevista uma pena de prisão até um ano e uma multa para “qualquer homem disfarçado com roupa de mulher que entre num lugar autorizado apenas a mulheres”. Apesar de se identificarem como mulheres, os passaportes de Alesandra e Sofia continuam a apresentá-las como sendo do sexo masculino.

15 comentários

Comentar