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Os filmes brasileiros "Sangue Azul", de Lírio Ferreira, e "Praia do Futuro", de Karim Aïnouz. Um olhar sobre a vida de uma das intelectuais mais influentes do século XX no documentário "Regarding Susan Sontag". "Rabo de Peixe", de Joaquim Pinto e Nuno Leonel. Curtas-metragens e instalações-vídeo. Uma homenagem ao fotógrafo e realizador norte-americano Bob Mizer. Uma noite de performances com artistas do Porto e internacionais que trabalham a temática queer. São estes alguns dos destaques do Queer Porto 1 – Festival Internacional de Cinema Queer, que arranca a 7 de Outubro no Porto.
O Teatro Municipal Rivoli acolhe a Competição Oficial, com 12 ficções e documentários a concurso. O festival conta com um total de 28 filmes. Dos 13 países presentes no festival, os EUA é o mais representado, com cinco filmes, seguido do Brasil, Líbano e França, com quatro filmes cada.

 

Em destaque

Temáticas como a situação na Síria, a prostituição, o processo da transsexualidade, a influência da feminista e filósofa Susan Sontag ou o passado colonial da Califórnia perpassam os diferentes olhares queer da Competição Oficial, com 12 ficções e documentários a concurso que serão exibidos no Auditório Isabel Alves Costa do Teatro Municipal Rivoli. Destaque para o filme brasileiro "Sangue Azul" (Brasil), realizado por Lírio Ferreira e protagonizado pelo célebre Daniel de Oliveira, título escolhido para a Sessão de Abertura e que já foi distinguido como Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro. Um filme que põe em diálogo o desejo carnal com os fantasmas do passado e o misticismo, "Sangue Azul" é já um dos títulos maiores do Cinema Queer deste ano e que teve honras de filme de abertura da secção Panorama da passada edição da Berlinale. A Competição Oficial é composta ainda pelos filmes "L’amour Au Temps De La Guerre Civil" (Canadá), de Rodrigue Jean, filme sobre um jovem toxicodependente que vende seu corpo no distrito Centro-Sul de Montreal; "De l'ombre il y a" (França), realizado por Nathan Nicholovitch, sobre Mirinda, uma crossdresser francesa de 45 anos que vive em Phnom Penh como prostituta e que subitamente se vê a braços com uma criança abandonada; "Dólares De Arena" (República Dominicana, México, Argentina), de Laura Amelia Guzmán e Israel Cárdenas, e protagonizado por Geraldine Chaplin, que nos leva até uma zona costeira na República Dominicana onde se encontra Noelí, que, com o namorado, procura formas de ganhar a vida à custa dos muitos turistas que vagueiam na praia; "Mariposa" (Argentina), filme em que o cineasta argentino Marco Berger leva a um novo limite a exploração do desejo homoerótico em contexto heterossexual, num circular jogo de provocação; e "The Night" (China), estreia na realização de Zhou Hao sobre as deambulações de um prostituto masculino, obcecado pela sua própria imagem. O realizador francês Nathan Nicholovitch e o actor David D’Ingéo, que interpreta "Mirinda em De l’ombre il y a", estarão no Porto para apresentar o filme.

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Os documentários

Já ao nível de documentários estarão em competição "The Amina Profile" (Canadá), de Sophie Deraspe sobre Amina Arraf, uma revolucionária sírio-americana que mantém um caso amoroso online com Sandra Bagaria, de Montreal, sendo que o seu sequestro espoletou um protesto internacional para a libertar; "De Gravata E Unha Vermelha" (Brasil), de Miriam Chnaiderman, documentário inspirado na cartoonista Laerte, que faz tiras na Folha de São Paulo e aos 60 anos passou a apresentar-se como mulher; "Fulboy" (Argentina), filme de Martín Farina onde o futebol é olhado de perto, da perspectiva do irmão de um dos jogadores; "Rabo de Peixe" (Portugal), documentário de Joaquim Pinto e Nuno Leonel passado nesta pequena comunidade piscatória e que viu este “director’s cut” estreado na passada edição da Berlinale; "Regarding Susan Sontag" (EUA), documentário de Nancy D. Kates sobre a vida e obra da ensaísta norte-americana; e "The Royal Road" (EUA), de Jenni Olson, um ensaio sobre a colonização espanhola da Califórnia e da guerra mexicano-americana, juntamente com reflexões íntimas sobre nostalgia, identidade butch e Vertigo, o filme de Alfred Hitchcock.

 

O júri

José Capela, director artístico da Mala Voadora, Toby Ashraf, director do Berlin Art Film Festival, e Rui Filipe Oliveira, produtor da RTP, integram o júri desta primeira edição do Queer Porto – Festival Internacional de Cinema Queer, cujo prémio, no valor de três mil euros é atribuído pela RTP2, pela compra dos direitos de exibição do filme premiado.

 

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Instalações e curtas

Paralelamente, na Mala Voadora, serão apresentadas duas instalações-vídeo, onde os conceitos de público e privado estão em confronto, nomeadamente "A Spectacle of Privacy" (Líbano), de Roy Dib, e "The End of Time" (Líbano), de Akram Zaatari. Também na Mala Voadora serão apresentados dois programas de curtas-metragens. Do programa Emotional Landscapes fazem parte narrativas pessoais contadas sobre as paisagens de um Médio Oriente que toma aqui forma nas cidades de Beirute, Ramallah, Jerusalém, Telavive e Istambul. Vão passar as curtas "Tomorrow Everything Will Be Alright" (Líbano), de Akram Zaatari; "Mondial 2010" (Líbano), de Roy Dib; "Story Of I And Other Suggestive Landscapes" (Palestina), de Mirna Bamieh; e "Kirik Beyaz Laleler" (Turquia), de Aykan Safoglu. Já o programa "Anything Can Happen in the Woods" procura diferentes abordagens na relação entre a criação de uma identidade, individual ou colectiva, e a sua afirmação no espaço público. Aqui serão exibidas as curtas "Requiem Pour Mon Père" (França), de Quentin Perez; "Ton Poids Sur Ma Nuque" (França), de Frédéric Labonde, realizador que estará presente no festival para apresentar o seu filme, juntamente com o produtor Frédéric Bonnet; "Haldernablou – Triptyque" (França), de Tom de Pékin, também com presença confirmada no Porto; "The Night" (Alemanha), de Lior Shamriz; "SANDY: The Long Dark Tearoom of the Soul" (Canadá), de David Churchill e Frank Livingston; e "Drone Boning" (EUA), de Ghost + Cow.

 

Homenagem a Bob Mizer

O emblemático fotógrafo e realizador norte-americano Bob Mizer, fundador da Athletic Models Guild, em 1945, que se dedicava à produção e distribuição de material fotográfico, mas também de curtas-metragens, centradas na nudez masculina, tendo sido responsável pelas beefcake que tanto influenciaram a cultura queer contemporânea, é homenageado numa instalação-vídeo na Galeria Wrong Weather de nome "The Golden Age of the American Male". Já no Maus Hábitos realizar-se-á uma sessão especial em que será exibida a longa-metragem "O Bacanal do Diabo e Outras Fitas Proibidas de Ivan Cardoso" (Brasil), de Ivan Cardoso e Gurcius Gewdner, bem como uma sessão Queer Pop, onde se propõe um olhar à influência da cultura queer nos telediscos de artistas como Perfume Genius, The Knife, Róisín Murphy, Kacey Musgraves ou M.I.A.

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Festas e performances

Segue-se a Festa Queer Pop (Dance Mix), por Nuno Galopim, programador do festival. Também terá lugar no Maus Hábitos a Festa de Encerramento do Queer Porto 1, onde terão lugar performances onde o género se esbate e alarga os limites da identificação. Com curadoria de Daniel Pinheiro, as performances e concertos estarão a cargo dos artistas Rogério Nuno Costa, Tara Transitory aka One Man Nation, Tami Tamaki, Velvet Cloak, Tales Frey, Joana Castro com Bruno Senune, João & Alice, Paulo Brás e Pedro Azevedo. A música será da responsabilidade de DJ Jordann e DJ Rodrigo Affreixo.
Para a Sessão de Encerramento do festival foi escolhido o filme Praia do Futuro (Brasil, Alemanha), realizado por Karim Aïnouz. Este filme abriu o último Queer Lisboa.

 

Texto e foto: QueerPorto. Na foto, João Ferreira, director artístico do Queer Porto, e Paulo Cunha e Silva, vereador da Cultura da CMPorto, e Tiago Guedes, director do Teatro Municipal do Porto, durante a apresentação do programa

 

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