Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Um acampamento só para jovens LGBTI (e apoiantes) em São Pedro de Moel

São Pedro de Moel.jpeg

Assinala-se hoje o Dia Internacional da Juventude e nada melhor do que lembrar um dos projectos mais emblemáticos da associação de jovens LGBTI de Portugal: o Acampamento de Verão da rede ex aequo.

 

Este ano os jovens voluntários da rede ex aequo rumam a S. Pedro de Moel na Costa Oeste. A 13ª edição desta iniciativa juvenil decorre de 22 a 30 de Agosto e tem como finalidade a partilha de aprendizagens e experiências aliadas a muita diversão e animação.

Trata-se de uma semana que não se pode traduzir apenas numa semana de férias. Os acampamentos de Verão da rede ex aequo funcionam como uma súmula das actividades realizadas a nível nacional sobre temática LGBTI. Estas actividades abordam o período do coming-out, a rede de apoio,  a homofobia, a bifobia, a transfobia entre vários outros temas. Há ainda lugar para idas à praia, desporto, música e animação ao longo do dia e da noite. Numa das noites realiza-se uma tertúlia com as mães e pais da AMPLOS, associação que trabalha no apoio intergeracional e lida com as questões LGBT.

O acampamento é coordenado por uma equipa selecionada de outros jovens que dinamizam as reuniões bimensais que são efectuadas em várias cidades do país (Projecto Grupos Locais) ou que são responsáveis pelas palestras em escolas sobre o esclarecimento de assuntos LGBT (Projecto Educação LGBTI) ou outros projectos da associação. A prova do sucesso desta actividade multiplica-se nos testemunhos pós-acampamento. O dezanove destaca dois dos testemunhos de anos anteriores: “Regressei com mais confiança, aprendi muito e quebrei os meus próprios preconceitos. É bom sentir que crescemos tanto em tão pouco tempo” e “O acampamento da rede ex aequo é uma prenda de Natal no Verão!”.

As inscrições só estão abertas até 17 de Agosto e destinam-se a todos os jovens que se encontrem na faixa etária entre os 16 e os 30 anos.
Podes consultar o programa, o preçário e mais informações neste site: https://www.rea.pt/acampamento-de-verao/.

 

Paulo Monteiro

 

3 comentários

Comentar