Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Uma dúzia de livros infantis com todas as cores do arco-íris

livros infantis LGBT.jpg

Fizemos esta lista onde constam alguns dos livros LGBT disponíveis em Portugal. É cada vez mais importante educar as nossas crianças para a igualdade e estes livros são exemplos inspiradores de como a temática arco-íris pode, e deve, ser contada e explicada aos mais pequenos. Boas leituras! 

 

a vila das cores.jpgA Vila das Cores

Esta história passa-se numa vila onde cada família tem a sua cor, mas quando chega uma família violeta, composta pelo António e Manuel Violeta e os seus dois filhos adoptivos, a vila divide-se. O autor deste livro é Bruno Magina, a ilustração de Carolina Figueira e é editado pela Escrit’orio .

Já falámos no dezanove sobre este livro, podes ler mais aqui.

 

de onde venho.JPG

De onde venho?

Este livro da autoria de Javier Termenón Delgado fala-nos de uma forma carinhosa das habituais dúvidas da criança: perceber de onde vêm os bebés. Os bebés vêm de Paris? Os bebés vêm da barriga das mulheres? “Eu não caibo na barriga da mamã Carlota e na da mamã Ana ainda menos”.

Esta fantástica história foi editada pela ILGA Portugal com o apoio da Fundación Triângulo.

 

luanda lua.jpg

Luanda, Lua

Luanda, a cadela da família é a narradora desta história em jeito de biografia de uma família arco-íris, onde a pequena mascote da família acompanha as aventuras da Marta e Mariana assim como a chegada do pequeno Matias. O fio condutor desta história é o amor! A autora é Marta Morgado. O livro é acompanhado com um DVD em Língua Gestual Portuguesa. Sabe mais aqui.

Foi distinguido com o galardão Livro do Ano pelo dezanove em 2012

 

 

 

 

o livro do pedro [50%].jpg

O livro do Pedro (Maria dos 7 aos 8)

É-nos contada, de uma forma simples, a história feliz de uma menina chamada Maria, que teve a sorte de ter dois pais, o Pedro e o Paulo, que sempre a amaram muito. Este é um livro da autora Manuela Bacelar, das Edições Afrontamento.

 

os meus 2 pais.jpg

Os meus dois pais

Neste livro é retratada a história de amor entre dois homens, contada pelo seu filho Rodrigo. O livro é de Joel Pinto, Chiado Editora. “Podem dois homens viver o seu amor e educar uma criança?”. Lê um pouco mais sobre esta história nestes artigos do dezanove.

 

 

 

 

 

 

os vestidos do tiago.jpg

Os vestidos do Tiago

Esta é a história de um menino que gosta de vestidos e que nos vai mostrar que não deve haver preconceito em sermos quem somos e gostarmos do que gostamos. Esta é uma obra com edição independente de Joana Estrela a que podes ter acesso aqui.

 

por quem me apaixonarei.JPG

Por quem me apaixonarei?

A Marta e o André são dois meninos muito curiosos e divertidos, que vão aprender uma coisa muito importante: não se pode escolher a pessoa por quem nos apaixonamos. Este livro é da autoria de Wieland Pena, com ilustração de Roberto Maján e foi editado pela ILGA Portugal com  apoio da Fundación Triângulo.

 

 

 

 

primeiro cresci no coração.jpg

Primeiro cresci no coração

Lilás tem dois pais! O pai baunilha e o pai mel, e conta o seu dia-a-dia com eles, o que cada um tem para ensinar e como veio para a casa num avião de asas do tamanho do mundo! Um livro de Luís Amorim e Pedro Rosa, editado pela ILGA Portugal.

 

 

 

sete dias de verão [50%].jpg

Sete dias de Verão

Fazendo parte da série “Jovens como nós” é da autoria da mesma equipa de "Viagem a Coimbra". Neste livro, a Joana e o Alex ficam amigos, e esta ajuda-o a ultrapassar a tristeza que sente pela morte do pai…até que um dia a Joana vai passar a tarde a sua casa e algo de estranho acontece!

Sabe mais sobre este livro neste artigo.

 

 

 

 


 

teodorico e as maes  cegonha.jpgTeodorico e as Mães Cegonhas

Escrito por Ana Zanatti e ilustrado por StoryTailors, este é um livro emocionante sobre duas mães cegonhas que adoptam um menino. É um livro ternurento sobre a homoparentalidade, valores e esperança.

Foi considerado o Livro do Ano pelo dezanove em 2011

 

 

 

 

trescomtango.jpgTrês com Tango

Esta história infantil, baseada em factos reais, conta-nos como um casal de pinguins que vivia no Jardim Zoológico do Central Park foram pais. Após algumas tentativas de Roy e Silo chocarem uma pedra, o seu tratador colocou um ovo no ninho, e desta forma nasceu Tango!

Escrito por Justin Richardson e Peter Parnell, ilustrado por Henry Colle e editado em Portugal pela Kalandraka.

Falámos ainda muito recentemente no dezanove sobre este livro.

 

viagem a coimbra [50%].jpg

Viagem a Coimbra

“Viagem a Coimbra” faz parte da série “Jovens como nós”, escrito também por Bruno Magina, ilustração Joana Santos e editado pela Edições Afrontamento. Retrata a história de uma rapariga que tem dois pais e que, por isso, é bastante incomodada na escola ao ponto de lhe roubarem o seu diário.

Também falámos recentemente sobre este livro aqui.

 

 

Sofia Seno