Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Uma festa gay na maior procissão católica do Brasil (com vídeo)

chiquita.jpg

Depois de passar por Lisboa, Coimbra e Porto, a V Mostra de Cinema da Amazónia chega a Góis, com um conjunto de filmes que espelham a diversidade cultural da região amazónica – desde lendas e tradições, a fenómenos urbanos e religiosos.

Entre os documentários a serem exibidos destaque para "As filhas de Chiquita" (2006), de Priscilla Brasil, no dia 22 de Novembro, entre as 15h e as 17h, na sede da RaizVanguarda, a antiga Escola de Bordeiro, em Góis. O filme retrata os confrontos entre a comunidade gay e a comunidade católica durante a bicentenária procissão do Círio de Nazaré, no Brasil. O que acontece quando dois milhões de católicos e 40 mil gays ocupam o mesmo lugar no espaço? Há 28 anos, no segundo domingo de Outubro, a bicentenária procissão do Círio de Nazaré – a maior romaria católica do Brasil e uma das maiores do mundo – convive com a Festa da Chiquita, o mais tradicional encontro gay da Amazónia que, contra tudo e contra todos, ocorre no mesmo dia, na mesma hora e na mesma rua. De um lado estão os fervorosos católicos e do outro homossexuais. Em 2004, a Festa da Chiquita chegou a ser incluída no processo de candidatura do Círio a Património Imaterial da Humanidade, originando uma grande polémica: afinal, a Festa da Chiquita também faz parte do Círio?

A RaizVanguarda é uma associação cultural que resulta da vontade de querer fazer mais pela arte, tendo como ponto de partida o concelho de Góis, no distrito de Coimbra. O objectivo principal passa por apoiar a criação, a divulgação e a produção de objectos artísticos.

 

 

Luís Veríssimo