Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

“When We Rise” ou quando elas e eles se ergueram (com vídeos)

Criada e escrita por Dustin Lance Black, produzida e realizada por Gus Van Sant, “When We Rise” (2017 – ) é a mais recente aposta do ABC e chega agora a Portugal pela mão do canal TVSéries.

"Quem quer que sejas, tu não estás sozinho" - é nesta pequena grande frase que assenta esta série. Foi na década de 1970, a partir de São Francisco, que homens e mulheres homossexuais perceberam que o tempo de serem ostracizados tinha que chegar ao fim. “When We Rise”, a nova minissérie do canal TVSéries, inspira-se nos acontecimentos reais que levaram ao nascimento do activismo LGBTI e à luta pela igualdade de direitos, independentemente de quem se ama ou com quem se quer partilhar a vida.

A produção da série está a cargo de Gus Van Sant, que também realizou os dois primeiros episódios; Dee Rees assinou o terceiro e quartos episódios e Thomas Schlamme dirigiu os restantes quatro. Criada por Dustin Lance Black, vencedor do Óscar de Melhor Argumento Original por “Milk” (2008), e com argumento do próprio, a série é parcialmente baseada no livro de memórias de Cleve Jones “When We Rise: My Life in the Movement”. A super-produção é protagonizada por uma constelação de estrelas: Guy Pearce e Austin P. McKenzie como Cleve Jones; Mary-Louise Parker e Emily Skeggs como Roma Guy; Michael Kenneth Williams e Jonathan Majors como Ken Jones; Rachel Griffiths e Fiona Dourif como Diane Jones; e a participação especial de Whoopi Goldberg (Pat Norman) e Rosie O'Donnell (Del Martin).

A luta pelos direitos da comunidade LGBTI nasceu em São Francisco no final da década de 1960 e início de 1970. Fartos de viverem na sombra, homossexuais (homens e mulheres) e pessoas trans encontraram como porto de abrigo o bairro Castro. Harvey Milk foi o seu grande precursor, mas quando foi assassinado, estes homens, mulheres e trans tomaram as rédeas do movimento e souberam honrar a herança de Milk. Esta é a sua história, a história de coragem de tantas pessoas, homens e mulheres, homossexuais, heterossexuais e pessoas trans, e a sua luta para todos serem tratados por igual, não esquecendo nunca os direitos das mulheres, numa época também marcada pelo surgimento do VIH/SIDA, a doença sem nome, o ‘cancro dos gays’, que dizimou milhares de pessoas. Esta não é só a história destas pessoas, é a nossa história.

Depois de ter estreado no final de Fevereiro nos EUA, “When We Rise” chega agora a Portugal. O primeiro episódio é exibido no TVSéries a 5 de Março, Domingo, às 23 horas.

 

Luís Veríssimo