ILGA Portugal premeia Cristiano Ronaldo (vídeo)
A associação ILGA Portugal já divulgou a lista de premiados da edição 2010 dos Prémios Arco Íris, os galardões que visam distinguir pessoas ou instituições que contribuíram de forma significativa para a luta contra a discriminação com base na orientação sexual e na identidade de género.
Este ano a distinção coube a Cristiano Ronaldo, ao humorista Bruno Nogueira, a Filipa Gonçalves autora do livro “Obviamente Mulher”, a Filipe La Féria pela encenação peça “A Gaiola das Loucas” e aos partidos cujas representações parlamentares asseguraram a aprovação da igualdade no acesso ao casamento e da Lei da Identidade de Género: PS, BE, PCP e PEV.
Cristiano Ronaldo foi notícia em todo o mundo quando, questionado pelo jornal Público sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, proferiu: "Sei que a lei foi aprovada e o que devo dizer é que temos de respeitar as opções de cada um porque, afinal de contas, todos os cidadãos devem ter direitos e deveres exactamente iguais".
Desde 2003 já foram premiados personalidades como Fernanda Câncio, Francisco Pinto Balsemão, Gabriela Moita, Júlia Pinheiro, Júlio Machado Vaz, São José Almeida e Ricardo Araújo Pereira, entre outros.
A cerimónia de entrega dos prémios está agendada para 10 de Janeiro às 18h30 no Cinema S. Jorge em Lisboa.