Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Já há data para a Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa

Marcha Orgulho LGBT Lisboa 2010 - foto dezanove

A data da 12ª edição da Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa já está marcada: será no Sábado, 18 de Junho.

Recorde-se que a edição de 2010 contou com a participação de 18 colectivos e associações alcançado o maior número de participantes de sempre: 5000 pessoas. 

O evento visa defender na rua o conceito de orgulho por oposição à vergonha e teve origem nos Estados Unidos em 1969, quando a 28 de Junho, no bar Stonewall Inn, em Nova Iorque, homossexuais e transexuais resistiram, pela primeira vez na história, às rusgas policiais. 

Actualmente o casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal em dez países (África do Sul, Argentina, Bélgica, Canadá, Espanha, Islândia, Noruega, Países Baixos, Portugal e Suécia) e em seis estados norte-americanos (Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire, Vermont e Washington DC) e ainda no estado da Cidade do México.

A homossexualidade é punida com pena capital em sete países (Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Iémen, Irão, Mauritânia, Sudão e em 12 estados do norte da Nigéria) e em 93 existem leis que proíbem ou penalizam com multas ou penas de prisão lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros.