Será Antonelli a primeira deputada transexual espanhola?
Carla Antonelli é uma conhecida activista defensora dos direitos das pessoas transexuais e também actriz no país vizinho. Esta semana aceitou o convite para integrar as listas às eleições municipais do Partido Socialista Espanhol (PSOE), pela região de Madrid.
Antonelli, originária de Tenerife, foi porta-voz da Federação Estatal de Gays, Lésbicas, Transexuais e Bissexuais (FELGTB) e coordenadora da área transexual do Grupo de Gays e Lésbicas do PSOE. Antonelli foi uma das caras mais visíveis para a promulgação da Lei de Identidade de Género, aprovada em Junho de 2006, em Espanha. A activista foi a primeira cidadã espanhola a solicitar a mudança de nome e de género.
A candidata declarou que vai trabalhar "para mais do que o tema T[ransexualidade]" e acrescentou que vai também “trabalhar muito para estar à altura de tão importante compromisso com todos os madrilenos".
Em comunicado o presidente da FELGTB, Antonio Poveda, assinala que "a inclusão de uma pessoa transexual é uma boa notícia para a visibilidade das mulheres transexuais e para a normalização deste assunto, sobre o qual costuma haver uma visão estereotipada."
As eleições realizam-se a 22 de Maio.