Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Vídeo de casal sénior gay comove o mundo

Dois homens que vivem juntos há mais de 40 anos participaram num vídeo em que falam da sua vontade em casar, antes que o Alzheimer, doença que afecta um deles, os impeça de alcançar esse direito. A situação passa-se na Califórnia, onde a Proposição 8 impede os casamentos entre pessoas do mesmo sexo. O vídeo já foi visualizado por cerca de 40 mil pessoas no Youtube.

“Tenho 78 anos e tenho Alzheimer. Se os tribunais arrastam isto durante mais meses, receio que, e Deus queira que isso não aconteça, deixe de reconhecer o meu querido Derence [Kernek] quando ele me peça em casamento de joelhos. Não aguentaria isso. […] Por isso é que vos peço que esta suspensão seja levantada  para, pelo menos, haver dignidade no dia do nosso casamento. Se o Supremo Tribunal ainda vai demorar mais tempo, então mereço casar-me… antes de que não me consiga lembrar o que isso é.” disse emocionado Ed Watson.

A iniciativa de mostrar cartas, vídeos e fotos de pessoas que tenham uma relação amorosa, mas que estão impossibilitadas de casar, partiu de associações californianas de defesa dos direitos das pessoas LGBT, numa tentativa de sensibilizar e acelerar o processo de revogação da Proposição 8.