África do Sul: Parlamento não quis felicitar Mr. Gay World 2011
A moção apresentada no parlamento sul-africano para felicitar François Nel pela sua vitória no concurso Mr. Gay World foi chumbada esta terça-feira. A proposta de felicitação tinha sido apresentada pelo oposição Aliança Democrática (AD), mas foi chumbada pelos partidos de inclinação cristã, nomeadamente o Partido Cristão Democrático Africano (PDCA) e pelo Freedom Front Plus. A moção pretendia também exultar o facto de Joanesburgo ter sido escolhida para acolher o concurso em 2012. Segundo o deputado da AD Gareth Morgan aqueles dois partidos foram os únicos que se opuseram à esta moção.
Gareth Morgan declarou, citado pelo African Activist, que o "PCDA disse que se opunha devido às suas crenças religiosas. A moção tem o intuito de elogiar um ilustre jovem que é um embaixador da África do Sul e que, entre outros assuntos, promove questões como a igualdade e tolerância na nossa sociedade. Estou muito desapontado que outros partidos tenham encontrado uma razão para se oporem [a esta moção]. Não deveria haver qualquer debate sobre a igualdade. Não há nada de condenável sobre este assunto.
O PCDA e o Freedom Front Plus já declaram as suas opiniões anti comunidade LGBT em inúmeras ocasiões e opõem-se ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.