Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Notícias do dezanove chegam à televisão espanhola (vídeo)

Espanha ficou a saber que o discurso homofóbico do presidente da câmara de Badajoz, Miguel Celdrán, foi também noticiado em Portugal pelo site de notícias online dezanove.pt. A referência ao site português foi efectuada esta quarta-feira pela co-apresentadora do programa televisivo El Intermédio, Beatriz Montañez, a propósito das repercussões do caso.

Na origem da polémica está o uso da expressão homofóbica “palomos cojos”, por parte do edil daquela cidade extremenha. Após as declarações de Miguel Celdrán, o programa do canal La Sexta, co-apresentado por José Miguel Monzón Navarro (conhecido no país vizinho por Wyoming) tomou a iniciativa de organizar uma excursão, em jeito de invasão, a Badajoz. O objectivo é converter a cidade fronteiriça numa nova Sitges, a conhecida praia LGBT friendly nos arredores de Barcelona, para mostrar ao presidente da câmara que os “palomos cojos" também têm lugar na Extremadura.

A iniciativa do programa El Intermédio já recebeu várias centenas de inscrições. Quando questionado pelo jornal Hoy.es Miguel Celdrán, que entretanto pediu desculpa pelas suas declarações, afirmou: “Oxalá que todos os Domingos viessem 500 pessoas. Seria uma alegria para os hotéis”. O autarca até pediu que “as pessoas nos venham visitar, nos conheçam e apreciem, venham de onde vierem e sejam eles de onde forem”. A Caravana de Palomos decorrerá no Passeio de S. Francisco, em Badajoz, dia 9 de Abril às 16 horas.

 

 

Esta não foi a primeira vez que a imprensa espanhola repercutiu uma notícia publicada no dezanove. Também no início do mês o site de notícias espanhol En Sentido Contrario fez eco da campanha homofóbica da Procter & Gamble. A notícia, avançada pelo dezanove em primeira mão, levou a que a multinacional reformulasse a campanha em ambos os países ibéricos

 

A referência à notícia publicada pelo dezanove encontra-se no vídeo a partir do minuto 12.

1 comentário

Comentar