Campanha de prevenção do VIH protagonizada por jovens espanhóis (vídeo)
O Dia Mundial da Saúde assinala-se esta quinta-feira, dia 7 de Abril, e é o mote de arranque da nova campanha da associação espanhola FELGTB dirigida aos jovens homo e bissexuais masculinos bem como homens que têm sexo com homens (HSH).
Contando com a participação de dez jovens com idades entre os 20 e os 31 anos, a campanha com uma mensagem preventiva foi divulgada hoje e está a ser disseminada na internet através de um site próprio, nas redes sociais e noutros suportes físicos.
A vulnerabilidade dos jovens gays, bissexuais e HSH face ao VIH é abordada ao longo dos mais de dois minutos do vídeo da campanha. A dificuldade em falar do tema com o parceiro, o mito da confiança mútua ou da perda de sensibilidade quando se usa preservativo são apenas alguns dos temas dos diálogos dos protagonistas.
Segundo dados do Ministério da Saúde espanhol o número de novos diagnósticos de VIH está a aumentar nos HSH, por isso, segundo os organizadores da campanha torna-se necessário efectuar um diagnóstico precoce para evitar infecções crónicas de consequências graves e que podem implicar tomar medicação rigorosa durante o resto da vida.
À excepção do actor espanhol Eduardo Casanova, o vídeo da campanha é protagonizado por jovens que não são actores nem modelos profissionais, com os que qualquer jovem se pode identificar.