Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Campanha de prevenção do VIH protagonizada por jovens espanhóis (vídeo)

O Dia Mundial da Saúde assinala-se esta quinta-feira, dia 7 de Abril, e é o mote de arranque da nova campanha da associação espanhola FELGTB dirigida aos jovens homo e bissexuais masculinos bem como homens que têm sexo com homens (HSH).

Contando com a participação de dez jovens com idades entre os 20 e os 31 anos, a campanha com uma mensagem preventiva foi divulgada hoje e está a ser disseminada na internet através de um site próprio, nas redes sociais e noutros suportes físicos.

A vulnerabilidade dos jovens gays, bissexuais e HSH face ao VIH é abordada ao longo dos mais de dois minutos do vídeo da campanha. A dificuldade em falar do tema com o parceiro, o mito da confiança mútua ou da perda de sensibilidade quando se usa preservativo são apenas alguns dos temas dos diálogos dos protagonistas.

Segundo dados do Ministério da Saúde espanhol o número de novos diagnósticos de VIH está a aumentar nos HSH, por isso, segundo os organizadores da campanha torna-se necessário efectuar um diagnóstico precoce para evitar infecções crónicas de consequências graves e que podem implicar tomar medicação rigorosa durante o resto da vida.

À excepção do actor espanhol Eduardo Casanova, o vídeo da campanha é protagonizado por jovens que não são actores nem modelos profissionais, com os que qualquer jovem se pode identificar.

 

1 comentário

Comentar