Alerta contra a mutilação genital feminina em Portugal
A mutilação genital feminina é uma violação dos direitos humanos da mulher e da criança. Segundo a Organização Mundial de Saúde esta prática já terá afectado entre 130 a 140 milhões de mulheres e meninas, estando em risco de mutilação, anualmente, cerca de três milhões de mulheres Esta realidade, também presente em Portugal, tem levantado a atenção dos meios de comunicação social.
"Cicatriz" é uma grande reportagem de Conceição Queiroz, com imagem de Ricardo Ferreira e montagem de Ana Alcobia, que foi transmitida pela TVI e que pode ser revista aqui. A equipa de reportagem demonstra que este crime continua impune em Portugal.
Também o próximo programa Nós, a emitir na RTP2, no domingo, às 9h50, vai abordar o tema. Em estúdio estará Catarina Furtado, Embaixadora da Boa Vontade e uma das pessoas que se juntou a esta luta pelos direitos humanos. O programa inclui um depoimento de Waris, a Flor do Deserto. Ela é uma das vozes que mais se tem feito ouvir um pouco por todo o mundo na luta contra a mutilação.O programa Nós vai incluir também um relato na primeira pessoa de uma mulher que aos 8 anos foi vítima de mutilação genital feminina.