Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Santo António Casamenteiro ainda não é para todos

Dos 16 casais que vão participar nos Casamentos de Santo António deste ano, cinco vão realizar-se apenas no âmbito civil. Mais uma vez, a festa, que é da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa, exclui os casais de pessoas do mesmo sexo.

No ano passado estalou a polémica em torno da inclusão de casamentos entre homossexuais nos casamentos de Santo António, que chegou a ser admitida pelos serviços camarários mas depois foi recusada pelo presidente da Câmara de Lisboa, António Costa. Como justificou então António Costa, "para que não haja equívocos, não haverá qualquer alteração ao actual figurino dos Casamentos de Santo António que não seja previamente acertada com a Igreja". Na altura referiu que não estava nos planos da Câmara "propor à Igreja qualquer alteração ao actual modelo em decorrência da entrada em vigor da legislação que permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo". Apesar de a celebração incluir casamentos exclusivamente civis, António Costa justificou o recuo com o argumento de que "é necessário respeitar os sentimentos religiosos associados à figura de Santo António, um santo da Igreja Católica, Apostólica Romana".

Os dezasseis casais seleccionados para a edição 2011 dos Casamentos de Santo António foram hoje apresentados à comunicação social no Museu do Fado.

 

3 comentários

Comentar