Clã Clinton: marido e mulher a favor da igualdade (vídeo)
O ex-presidente norte-americano Bill Clinton manifestou em comunicado a sua posição favorável à aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo no Estado de Nova Iorque: “Durante mais de um século, a nossa Estátua da Liberdade, deu as boas-vindas aos povos de todas as partes do mundo que ansiavam ser livres. No século XXI, acredito que as boas-vindas de Nova Iorque devem incluir a igualdade no casamento.”
A posição agora conhecida é bastante diferente da manifestada há cerca de dois anos e meio, quando admitiu ter estar confundido sobre o tema. Antes Clinton defendera que o casamento deveria estar reservado aos casais heterossexuais.
A posição do ex-inquilino da Casa Branca, soma-se à da esposa Hillary Clinton, que no final do ano passado deu a cara pela campanha da iniciativa It Gets Better, em prol da motivação dos jovens LGBT.
Recentemente várias figuras públicas têm vindo a juntar a sua voz pela aprovação do casamento no Estado de Nova Iorque, nomeadamente a filha do também ex-presidente norte-americano George W. Bush, Barbara Bush, as actrizes Whoopi Goldberg e Julianne Moore e o cantor Moby.
Segundo uma sondagem cerca de 58% dos habitantes de Nova Iorque apoia o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Vídeo-activismo
Várias iniciativas têm sido desenvolvidas pela sociedade civil para sensibilizar os norte-americanos para a causa da aprovação do casamento em Nova Iorque. Mary Jo and Jo-Ann gravaram um vídeo em falam da sua relação de 29 anos em conjunto. Com o apoio da Fundação pelos Direitos Humanos (HRC - Human Rights Campaign), pretendem, com o recurso a donativos, continuar a manter a campanha no ar.