Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Eurovisão no Azerbeijão traz preocupações (vídeo)

Depois da vitória no passado sábado  em Düsseldorf, o Azerbaijão será o anfitrião do Concurso Eurovisão da Canção em 2012. No entanto, fãs, meios de comunicação e grupos de direitos humanos já demonstraram preocupação devido aos direitos LGBT neste país.

 

Embora a homossexualidade tenha sido descriminalizada em 2001, as pessoas LGBT ainda são perseguidas e oprimidas, neste país maioritariamente islâmico.

Um jornalista que prefere ficar no anonimato declarou: “Muitos dos fãs da Eurovisão fazem parte da comunidade gay – [o ESC] é conhecido como a taça do mundo gay. O Azerbeijão poderá ser pouco acolhedor e isso afastará os fãs. Esta situação está a criar preocupações ao mais alto nível.”

O activista britânico pelos direitos LGBT Peter Tatchell declarou que os cidadãos LGBT do Azerbeijão são vítimas de perseguição e brutalidade policial, chantagem, intimidação e invasão de privacidade e não têm qualquer protecção legal contra a discriminação. E continuou: “Os organizadores da Eurovisão devem procurar garantias por parte do governo que este irá respeitar os direitos humanos, que os visitantes e participantes do concurso do próximo ano não serão vitimizados e que os meios de comunicação, tanto nacionais como internacionais poderão fazer a cobertura do evento livremente.

Maxim Anmeghichean, da International Lesbian and Gay Association, declarou que os organizadores da Eurovisão deveriam encorajar o país a ser mais aberto aos direitos LGBT, “A Eurovisão é um concurso popular entre a comunidade gay… esta é uma boa oportunidade para o Azerbeijão dar um passo em frente na direcção da abertura.”

 

Ell & Nikki - Running Scared  

 

Lúcia Vieira

 

1 comentário

Comentar