Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Centenas saíram à rua em Coimbra para “romper o silêncio e combater a vergonha”

Sob o mote "TransForma-te" decorreu ontem, em Coimbra, a segunda marcha contra a homofobia e transfobia. A marcha foi organizada pela Plataforma Anti-Transfobia e Homofobia (PATH), criada no início do ano por várias organizações não governamentais, e contou com centenas de participantes. Segundo Cassilda Pascoal, da organização da marcha, a edição deste ano teve "garantidamente mais [participantes do] que no ano passado, tendo em conta que no ano passado tínhamos o bandeirão [do arco-íris] e este ano não, e a marcha estava ligeiramente mais comprida". A activista aponta para uma participação que rondou as 400 pessoas.

No manifesto deste ano, a PATH sublinha "a luta pelo reconhecimento das diversas identidades de género, tais como a transexualidade e o transgenderismo, relegadas sistematicamente para espaços de exclusão".
A Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista de doenças mentais a 17 de Maio de 1990, data escolhida como o Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia e a Transfobia (IDAHO). Foto retirada daqui