Arraial Pride: A festa do orgulho LGBT faz 15 anos
A primeira edição do Arraial Pride remonta a 28 de Junho de 1997 e realizou-se no Príncipe Real, em Lisboa. A festa é considerada "o maior acontecimento lésbico, gay, bissexual e transgénero (LGBT) de Portugal, ao ar livre, aberta e gratuita, onde o divertimento impera e a homofobia não entra". A edição de 2011 está agendada para 25 de Junho a partir das 16 horas.
Desde 1997, ano da primeira edição, o Arraial Pride passou por várias localizações. Desde a Praça do Município ao Parque do Calhau, em Monsanto, passando pelas praças da Figueira e do Município, e até Belém. Este ano volta, pela quarta vez, à principal praça do país, o Terreiro do Paço. A iniciativa conta desde a primeira edição com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e integra desde 2004 as Festas da Cidade.
A programação da edição nº 15 também já é conhecida:
A parte musical estará a cargo do DJ Sammy Jo (o DJ da banda Scissor Sisters), Gay Divas (mais de 20 artistas em palco, onde se destacam Wanda Stuart, Vanessa Silva, Paula Sá e Deborah Kristal, que criarão um espectáculo apresentado pela primeira vez nessa noite), DJ Rocky G (actriz e modelo Rita Egídeo) e DJ Tagus Queen (êxitos dos anos 70 e 80).
Durante o dia, haverá vários eventos:
Arraialito: Começou em 2009 e regressou em 2010. Trata-se de uma versão pedagógica e lúdica do arraial para que os mais novos, filhos ou familiares dos participantes adultos.
Tango Livre: Uma aula aberta com profissionais de tango argentino, dança sem preconceito ou discriminação.
Photo Shoot: "Maquilha-te, transforma-te e regista a tua passagem pelo Arraial Pride" é o convite da actividade a cargo do bloguer Ruben Martins.
Livestencil: Pintura em stencil ao vivo com Rita Pereira.
No ano passado a organização apontou para um número de visitantes que rondou as 25 mil pessoas.
O dezanove é media partner do Arraial Pride 2011.