World Naked Bike Ride chega a Lisboa (vídeo)
(Quase) nus, bicicletas e do Parque Eduardo VII até Belém. São estes os ingredientes da primeira World Naked Bike Ride (WNBR) que se realizará em Lisboa a 26 de Junho, pelas 12 horas.
A defesa do ambiente e a promoção do uso da bicicleta em detrimento de transportes que recorram a combustíveis fósseis são os propósitos a alcançar com a iniciativa, nascida em 2004 das pedaladas de um conjunto de ciclistas espanhóis, e que se tem vindo a alastrar por várias cidades do mundo nos últimos anos.
A ideia de juntar este ano Lisboa a este protesto pacífico partiu de um grupo de ciclistas entusiastas do meio ambiente que pretendem passar uma mensagem nua e crua: dispa-se dos modernos meios de transporte e opte pela bicicleta, porque assim consegue "alcançar um estilo de vida mais saudável". No site oficial da organização pode mesmo ler-se "ao andarmos nus de bicicleta, declaramos a nossa confiança na beleza e individualidade dos nossos corpos enquanto chamamos a atenção para os sítios onde a bicicleta não é utilizada. Este é um catalisador para que exista uma mudança de comportamentos e um futuro na sustentabilidade, transporte, comunidade e divertimento."
A organização apela ainda que os ciclistas adiram ao body painting e pintem nos seus corpos mensagens como "Menos um carro" e "Menos CO2".
Citado pelo Correio da Manhã, o membro da organização Pedro Santos revelou que o corpo sem roupa serve de "metáfora" para mostrar como os ciclistas são frágeis no trânsito. Questionado sobre eventuais queixas sobre atentado ao pudor, o ciclista acrescenta que esta é uma "manifestação que não quer ofender ninguém". E fica o esclarecimento, tirar a roupa toda é apenas uma opção. O mote oficial é apenas "Vem pedalar o mais nu que conseguires!"