Primeiro casamento civil entre pessoas do mesmo sexo no Brasil (vídeo)
Um juiz do Estado de São Paulo, no Brasil, converteu a união estável de um casal homossexual num casamento, o que representa o primeiro casamento legal entre pessoas do mesmo sexo neste país, segundo a ABGLT, a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.
Luiz André Rezende Moresi e José Sergio Kauffmam Sousa vivem em união estável há oito anos e registaram esta segunda-feira oficialmente a sua relação perante um notário, com a autorização do juiz Fernando Pinto da 2ª Vara da Família e das Sucessões de Jacareí (São Paulo). A decisão judicial foi emitida após o Supremo Tribunal Federal ter considerado constitucional a união homoafectiva, mesmo antes de existir uma lei sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
"Como um dos preceitos do casamento é a união de duas famílias para se constituir uma nova, amanhã estaremos oficialmente constituindo a família Sousa Moresi" disse Luiz André. “É uma felicidade imensa. Ainda estou tentando compreender esse momento histórico. A ficha precisa cair que esse é um momento que vai ficar na história. A gente luta por tantos anos e quando acontece, a gente entra em êxtase. É por isso que eu divido e dedico essa vitória a todos os militantes” disse Luiz André, que é também presidente de uma associação LGBT local.
A cerimónia de entrega da certidão de casamento realizou-se hoje coincidindo com a data de 28 de Junho, em que se assinala a nível mundial o Dia do Orgulho LGBT.