Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Primeiro casamento civil entre pessoas do mesmo sexo no Brasil (vídeo)

Um juiz do Estado de São Paulo, no Brasil, converteu a união estável de um casal homossexual num casamento, o que representa o primeiro casamento legal entre pessoas do mesmo sexo neste país, segundo a ABGLT, a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

Luiz André Rezende Moresi e José Sergio Kauffmam Sousa vivem em união estável há oito anos e registaram esta segunda-feira oficialmente a sua relação perante um notário, com a autorização do juiz Fernando Pinto da 2ª Vara da Família e das Sucessões de Jacareí (São Paulo). A decisão judicial foi emitida após o Supremo Tribunal Federal ter considerado constitucional a união homoafectiva, mesmo antes de existir uma lei sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

"Como um dos preceitos do casamento é a união de duas famílias para se constituir uma nova, amanhã estaremos oficialmente constituindo a família Sousa Moresi" disse Luiz André. “É uma felicidade imensa. Ainda estou tentando compreender esse momento histórico. A ficha precisa cair que esse é um momento que vai ficar na história. A gente luta por tantos anos e quando acontece, a gente entra em êxtase. É por isso que eu divido e dedico essa vitória a todos os militantes” disse Luiz André, que é também presidente de uma associação LGBT local.

A cerimónia de entrega da certidão de casamento realizou-se hoje coincidindo com a data de 28 de Junho, em que se assinala a nível mundial o Dia do Orgulho LGBT.

 

Créditos vídeo: TV Vanguarda