Comboio da Praia 19 em risco de desaparecer
O mini-comboio que faz a ligação às praias da Costa da Caparica pode acabar, avançou o jornal Público. Há mais de 50 anos que o comboio Transpraia percorre, durante os meses de Verão, o percurso de cerca de nove quilómetros, entre a Costa da Caparica e a Fonte da Telha. Entre as razões apontadas para o fim o serviço está a recente deslocalização do terminal do centro da Costa para o Bairro do Campo da Bola, a cerca de um quilómetro do centro da cidade. A concretizar-se, seria o fim de um meio de transporte para a Praia 19, a principal praia gay do país.
Segundo os responsáveis pela exploração da linha, a nova localização do terminal é de difícil acesso para os utilizadores dos transportes
públicos, nomeadamente os que procedem de Lisboa ou Almada. O comboio, que em tempos chegou a transportar 300 mil clientes por ano, actualmente não chega aos 100 mil.
O programa Polis previa a construção de um novo interface de transportes públicos em 2013 no local para onde o Transpraia foi transferido. Os responsáveis pela empresa Transpraia temem que actual conjuntura económica possa hipotecar a concretização do referido terminal e pretendem rumar ao local de embarque do passado: o centro da Costa.