Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Alentejo com novo projecto LGBT: Beja Diversidades

Beja Diversidades é o nome do novo grupo informal nascido este Verão com o intuito ajudar à mudança das mentalidades e atitudes em relação às questões da orientação sexual, identidade de género, homofobia e violência doméstica. O projecto conta com o apoio da associação da Opus Gay e procura junto da câmara municipal local a cedência de um espaço para reuniões informativas e de apoio à população LGBT deste distrito. Mas os heterossexuais não ficam de fora, “precisamos que os heteros nos ajudem, porque esta luta é de todos” dizem os responsáveis do Beja Diversidades, que tem marcado, até ao momento, a sua actividade na internet e nas redes sociais.

 

Em declarações ao dezanove, André Ventura e André Sousa, ambos na caso dos vinte anos e responsáveis do grupo, afirmam que propuseram uma parceria à Opus Gay, porque há um outro projecto similar sediado em Évora: "Pensámos que devíamos juntar forças, em vez de as dispersar, porque aqui o trabalho é difícil. A homofobia impera. A Opus gay achou a nossa proposta bastante interessante e uma mais-valia e começamos a trabalhar juntos”.

Os dois jovens acrescentam que “a Câmara [de Beja] prometeu dar-nos [um espaço físico] numa destas escolas que foram desactivadas. Vamos atender as pessoas online ou pessoalmente se quiserem vir ao nosso encontro. De resto, o nosso projecto é sensibilizar as ONG da região, os clubes e os órgãos de informação sobre a situação que se vive nestas terras onde há tanto preconceito e ignorância sobre estas vivências, e as pessoas são muito ostracizadas. Temos de dar aos GLBT do nosso distrito para eles próprios darem passos que os libertem das amarras a que estão presos e tornam infelizes.” “Estes meios são pequenos todos se conhecem, portanto não é fácil a alguns maiores darem passos nesses sentido” complementa André Ventura.

 

Depois da suspensão de actividades dos grupos locais da rede ex aequo em Beja e em Évora, em 2010, a presença de colectivos LGBT no Alentejo tem estado assegurada pela iniciativa Alentejo Diversidades e pelos RUMOS NOVOS - Grupo Homossexual Católico, ambos em Évora, e pelo grupo online transfronteiriço Identidades LGBT Alentejo / Extremadura.

 

Já segues o dezanove no Facebook?