Homossexualidade em versão contos e poesia no Teatro Dona Maria II (com vídeo)
Decorreu durante um ano um ciclo de poesia e contos centrados no tema Amor e a Sexualidade, no Teatro Nacional Dona Maria II, em Lisboa. As apresentações realizaram-se no Salão Nobre e abordaram as diferentes formas como a literatura ao longo do tempo tratou temas tão vastos, sensíveis e humanos como a transexualidade, o amor platónico, o incesto, a heterossexualidade.
A 13 de Setembro, às 19 horas, o ciclo chega ao fim com o tema homossexualidade. A selecção de textos ficou a cargo do escritor valter hugo mãe, a interpretação tripartida é das actrizes Alexandra Sargento, Diana Nicolau e Teresa Sobral. A coordenação é de Rita Loureiro. A entrada é livre.
Dois dias depois, estreia o espectáculo “As Lágrimas Amargas de Petra von Kant” na Sala Estúdio do TNDM II. A peça, interpretada por Cláudia Carvalho, Custódia Gallego, Diana Costa e Silva, Inês Castel-Branco e Isabel Ruth fala-nos sobre uma relação lésbica. Ao mesmo tempo descreve o percurso de vida, a forma de pensar, ser e estar de Petra. A submissão, o poder e a anarquia dos relacionamentos é também abordada.
40 anos depois da sua estreia em Darmstadt, na Alemanha, “a escolha desta peça acontece pela vontade de retirá-la dos anos setenta, onde foi fixada pelo cinema, e revê-la, quarenta anos depois, numa sociedade talvez igual ou talvez diferente. É essa a primeira motivação: testar, ainda que sem uma certeza final, as mudanças e, sobretudo, testar a profundidade dessas mesmas mudanças” pode ler-se na sinopse.
De quarta a Sábado às 21h15, Domingos às 16h15. Bilhetes a partir dos 12 euros.