ILGA Portugal quer ter representação no Porto
Chama-se Porto Arco-Íris e, segundo o site da mais antiga associação de defesa dos direitos das pessoas LGBT em Portugal, está a dar os primeiros passos e ficará situado no Porto. Este projecto conta com o apoio do Programa Operacional do Potencial Humano (POPH) do Quadro de Referência de Estratégia Nacional (QREN).
Tendo como missão "desenvolver uma intervenção LGBT na região norte do país", o Porto Arco-Íris prevê a "realização de actividades de cariz formativo, social e cultural, tais como ciclos de cinema, feiras do livro, exposições ou acções de sensibilização para públicos específicos", pode também ler-se online.
A associação ILGA Portugal está receptiva a sugestões, bem como a voluntários para os quais está prevista uma acção de formação. Os interessados deverão contactar a associação para porto@ilga-portugal.pt, pelo 927 567 666 ou fazer a inscrição online.
Não é a primeira vez que a associação ILGA Portugal quer marcar presença a norte. Em 2006 nascia o GRIP, Grupo de Reflexão e Intervenção do Porto, um grupo de interesse para aqueles que pretendiam intervir no combate à homofobia ou à discriminação de género. Ao longo de três anos o grupo chegou a participar em algumas actividades e iniciativas de sensibilização, como ciclos de cinema e tertúlias.