Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Parentalidade: ILGA quer alargar o conceito de família e largar o preconceito

Na Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa, em Junho passado, Paulo Côrte-Real, presidente da associação ILGA Portugal já tinha adiantado ao dezanove que a agenda LGBT teria de continuar a ser influenciada “sobretudo na questão da parentalidade”.  

A oportunidade surge agora em formato de conferência e traz especialistas no tema provenientes de vários países. A conferência Famílias no Plural: alargar o conceito, largar o preconceito está agendada para dia 7 de Outubro e vai decorrer no ISCTE - Instituto a Universitário de Lisboa.

Entre os experts internacionais nesta matéria estão pessoas que coordenam estudos que acompanham as “famílias arco-íris” há mais de duas décadas, como Charlotte J. Patterson (Universidade da Virginia, EUA), Henny Bos (Universidade de Amesterdão), José Ignacio Pichardo Galán (Universidade Complutense de Madrid) ou Miriam Grossi (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil). Entre os  especialistas nacionais encontramos nomes como Antónia Pedroso de Lima (ISCTE-IUL; CRIA), Carlos Pamplona Corte-Real (FDUL), Henrique Pereira (UBI), Jorge Gato (UP), Miguel Vale de Almeida (ISCTE-IUL; CRIA) e Sofia Aboim (ICS-UL).

A conferência servirá para "trazer o tema ao debate público com seriedade e cientificidade e ao mesmo que alerta para situações que já existem [crianças que já vivem com casais homossexuais, mas não são reconhecidas legalmente como filhos de ambos os membros do casal], declarou Côrte-Real.

Segundo o programa, o evento deverá contar com a recém nomeada Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, e de representantes dos grupos parlamentares (presenças ainda a confirmar). A conferência é uma iniciativa conjunta do CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia) do ISCTE - IUL e da ILGA Portugal e conta com o apoio do Instituto de Segurança Social.

 

Já segues o dezanove no Facebook?