Parada do Orgulho do Rio de Janeiro: Um milhão de pessoas pede paz

Este Domingo cerca de um milhão de pessoas esteve na praia de Copacabana e nas ruas do Rio de Janeiro para participar na 16ª edição da Parada do Orgulho LGBT.
Sob o tema "Somos todos iguais perante a paz - toda forma de violência deve ser crime", a marcha deste ano quis alertar parar a violência contra as pessoas LGBT que se tem vivido no país. Além do recente caso do assassinato do modelo Murilo Rezende e do companheiro, os últimos incidentes a serem mediatizados ocorreram em São Paulo à saída de bares e discotecas. Em Novembro do ano passado alguns adolescentes armados com lâmpadas atacaram homossexuais. Desde então já foram contabilizados sete ataques.
Respondendo ao tema os participantes foram convidados a levar peças de roupa branca. O presidente do Grupo Arco-Íris, organizador da Parada, Júlio Moreira, observou que a intenção é também pressionar o Congresso Nacional a aprovar leis contra a homofobia.
Na parada houve 15 carros em desfile. O primeiro foi o do programa estadual Rio Sem Homofobia. A Parada contou com um dispositivo de segurança com cerca de 1200 homens e mulheres.
Já segues o dezanove no Facebook?