Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Modelos masculinos em tronco nu pelo cancro da mama (vídeo)

"Agora que conseguimos captar a sua atenção devido à imagem, já podemos falar de assuntos sérios" ou "Esta imagem parece tirada de um site de pornografia, mas é de outro assunto que vamos falar", foi tendo algo parecido com estas mensagens em mente que o movimento canadiano de jovens mulheres da Rethink Breast Cancer, fundada em 2001, decidiu avançar para uma campanha de sensibilização pelo rastreio ao cancro da mama junto do público.

 

Alguns estudos mostram que muitas mulheres, por esquecimento, não fazem o exame de auto-apalpação com regularidade. Por outro lado, os dados mostram que 88% das mulheres iria ver um vídeo se fosse protagonizado por um modelo bem parecido. Por isso, o convite da Rethink é claro: "Deixe estes 'pães' (em que 'pães' em tradução livre significa modelos masculinos muito bem parecidos) ensinarem-lhe a fazer um TLC". A sigla TLC (Touch, Look, Check) entende-se como: faça frequentemente um auto-exame de apalpação, esteja atenta a eventuais alterações nos seios e consulte regularmente o seu médico.

 

A associação canadiana desenvolveu igualmente uma aplicação gratuita chamada "Your Man Reminder" para smartphones que funciona como um lembrete para a prática TLC. As utilizadoras até podem escolher o modelo preferido que lhes deve relembrar a data de efectuarem um auto-exame.

 

O cancro da mama é um tumor maligno que se desenvolve nas células do tecido mamário. É mais frequente nas mulheres, mas pode atingir também os homens.

Em Portugal, surgem aproximadamente 4500 novos casos de cancro da mama por ano. Uma em cada dez mulheres irá desenvolver cancro da mama, num determinado momento da sua vida. Por dia entre 11 a 13 mulheres são informadas que têm cancro da mama. Por ano morrem em Portugal  aproximadamente 1500 mulheres, uma média de quatro mulheres por dia. Cerca de 90% dos cancros da mama são curáveis, se forem detectados "a tempo", isto é na fase inicial, e tratados correctamente. O diagnóstico precoce do cancro da mama aumenta as hipóteses de cura, porque pode evitar que o cancro se espalhe para outras partes do corpo. 

 

 

Já segues o dezanove no Facebook?