Primeira deputada transexual na Polónia
Anna Grodzka, de 57 anos, fez história este Domingo ao conseguir um lugar no parlamento polaco representando o partido Movimento Palikot.
A deputada teve sucesso com o seu discurso anti-clero e laico, que caracteriza o Movimento Palikot. O partido foi, com surpresa, a terceira força política mais votada. Em primeiro lugar ficou o partido liberal do primeiro-ministro polaco Donald Tusk.
Anna Grodzka referiu estar muito feliz e que este é “o sonho de uma vida”.
A deputada nasceu perto de Varsóvia, com o nome de masculino Ryszard. No entanto aos 12 anos já queria ser chamada pelo nome feminino de Ania. Embora tenha casado e tenha tido um filho, há vinte anos decidiu mudar de sexo. Anna Grodzka estudou Psicologia e desde há uns meses decidiu enveredar pela vida política para dar voz às pessoas que se sentem excluídas e discriminadas pelo sistema político polaco. “A minha missão é fazer com que as pessoas se sintam familiarizadas com a transexualidade” declarou a um canal de televisão polaco, ao mesmo tempo que disse ter consciência dos desgostos que iria sofrer por se candidatar.
A prioridade Grodzka no parlamento é propor uma lei sobre a mudança de sexo na Polónia. No entanto, o seu grupo parlamentar não deverá reunir o consenso da maioria necessária de deputados deste país conservador e católico.
Créditos da Foto: Maciej Zienkiewicz / Agência Gazeta