“DZI Croquettes” na abertura do FESTin em Coimbra (vídeos)
O FESTin, Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, ruma ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e à Casa das Artes, em Coimbra, de 22 a 26 de Novembro.
O festival, que tem como objectivo fomentar a interculturalidade, a inclusão social e o intercâmbio cultural nos países de língua portuguesa, apresenta no dia abertura duas fitas que merecem destaque: a curta "Constança", de José de Castro, e o premiado documentário "DZI Croquettes", de Tatiana Issa e Raphael Alvares.
“DZI Croquettes” é um documentário em jeito de biografia produzido em 2009 e que aborda “a trajectória do irreverente grupo que se tornou símbolo da contra cultura ao confrontar a ditadura usando a ironia e a inteligência e a defender a quebra de tabus sociais e sexuais. Os espectáculos revolucionaram os palcos com homens de barba e pernas cabeludas que contrastavam com sapatos de salto alto e roupa femininas.”
O documentário fala das paixões e dos ódios que os elementos da banda brasileira geraram nos dois lados dos Atlântico. Passa dia 22 de Novembro às 22h00 no Mosteiro de Santa Clara.
O documentário brasileiro é precedido por “Constança “(2010), uma curta inspirada no poema de Eugénio de Castro: “Portugal, década de 1340. Aqui nasceu, entre Inês de Castro e D. Pedro I, a mais popular história de amor desta terra".
No último dia de festival é exibida a curta “Retratos” (2010), que nos conta a história de seis travestis que desempenham diferentes actividades profissionais desvinculadas da prostituição no Estado de Pernambuco, no Brasil. O vídeo mostra como a vida de cada um deles pode ser tão comum quanto à de qualquer outra pessoa”. É exibida às 16h00 na Casa das Artes.
Entrada livre
Já segues o dezanove no Facebook?