Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

"We Were Here" é pré-candidato aos Óscares 2012

O documentário "We Were Here" de David Weissman é um dos 15 pré-candidatos aos Óscares da Academia na categoria de Melhor Documentário. À semelhança de categorias como Melhor Filme Estrangeiro ou Melhor Filme de Animação, também a categoria para Melhor Documentário é feita por candidatura. Depois visionados os inúmeros documentários, o comité responsável por esta pré-selecção anunciou esta sexta-feira, dia 18 de Novembro, os 15 eleitos. Os candidatos propriamente ditos só serão revelados a 24 de Janeiro de 2012.

 

 

"We Were Here" é o primeiro documentário a propor um olhar retrospectivo em profundidade sobre a chegada e o impacto da SIDA na cidade de São Francisco. É explorado o modo como os habitantes da cidade foram afectados pela epidemia calamitosa, e como a ela responderam. Apesar de se concentrar no contexto de São Francisco, "We Were Here" estende-se para além da região geográfica e para além da SIDA. Fala também da nossa capacidade enquanto indivíduos de estar à altura dos acontecimentos, e do nosso poder incrível enquanto comunidade de vivermos em harmonia através do amor, da compaixão e da determinação.

 

De recordar que este filme norte-americano marcou presença no último Queer Lisboa, tendo estado em competição na categoria de Melhor Documentário. Na altura da projecção do documentário no Festival decorreu o debate "VIH/SIDA: 30 anos depois" promovido pelo GAT - Grupo Português de Activistas sobre Tratamentos de HIV/SIDA - Pedro Santos, CheckPointLx, com a participação do Dr. Kamal Mansinho e do Prof. Dr. Jaime Nina, ambos do Hospital Egas Moniz, e do Dr. Pedro Silvério Marques do Centro Anti-Discriminação VIH/SIDA.

 

 

Luís Veríssimo

 

Já segues o dezanove no Facebook?