Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

São José Almeida com livro sobre homossexuais no Estado Novo

 No próximo dia 20 de Maio no El Corte Inglés em Lisboa será lançado pela Sextante Editora o livro “Homossexuais no Estado Novo”, da autoria de São José Almeida.

Resultado de uma profunda investigação, a obra conta com inúmeros depoimentos, tratando-se da primeira tentativa de abordagem da realidade dos homossexuais em Portugal durante quase todo o século XX: desde a Primeira República até 1982, quando a homossexualidade deixa de ser crime. O livro procura ainda descrever o que era ser homossexual em Portugal, viver numa condição estigmatizada e estigmatizante, sem identidade e com afectividades e sexualidades quase sempre clandestinas.

A jornalista  São José Almeida foi recentemente galardoada pela Comissão Europeia com o primeiro prémio no concurso para Portugal "Pela Diversidade: Contra a Discriminação" pelo trabalho " O Estado Novo dizia que não havia homossexuais, mas perseguia-os", publicado em 2009 no "Público".

O lançamento em Coimbra ocorre a 8 de Junho na livraria Almedina e no Porto a 16 de Junho no Clube Literário. Todas as sessões ocorrem às 18h30 e contam com a presença de activistas dos Direitos Humanos.

2 comentários

Comentar