São José Almeida com livro sobre homossexuais no Estado Novo
No próximo dia 20 de Maio no El Corte Inglés em Lisboa será lançado pela Sextante Editora o livro “Homossexuais no Estado Novo”, da autoria de São José Almeida.
Resultado de uma profunda investigação, a obra conta com inúmeros depoimentos, tratando-se da primeira tentativa de abordagem da realidade dos homossexuais em Portugal durante quase todo o século XX: desde a Primeira República até 1982, quando a homossexualidade deixa de ser crime. O livro procura ainda descrever o que era ser homossexual em Portugal, viver numa condição estigmatizada e estigmatizante, sem identidade e com afectividades e sexualidades quase sempre clandestinas.
A jornalista São José Almeida foi recentemente galardoada pela Comissão Europeia com o primeiro prémio no concurso para Portugal "Pela Diversidade: Contra a Discriminação" pelo trabalho " O Estado Novo dizia que não havia homossexuais, mas perseguia-os", publicado em 2009 no "Público".
O lançamento em Coimbra ocorre a 8 de Junho na livraria Almedina e no Porto a 16 de Junho no Clube Literário. Todas as sessões ocorrem às 18h30 e contam com a presença de activistas dos Direitos Humanos.